Esportes

Boxeador irlandês é suspenso por doping a poucas horas da abertura

michael.jpgRIO ? Esperança de medalha do boxe irlandês, Michael O’Reilley tem uma semana para reverter sua suspensão preventiva depois de ser flagrado no doping a poucas horas da cerimônia de abertura da Rio-2016. Ele testou positivo para uma substância “recreativa” proibida em um exame aleatório no país natal, mas o resultado só foi divulgado após a viagem do time irlandês ao Brasil. O esportista, já acomodado na Vila Olímpica, é um dos oito boxeadores irlandeses classificados para a Rio-2016.

O campeão dos Jogos Europeus de 2015, de 23 anos, deveria estreiar no ringue carioca na sexta-feira da semana que vem. O competidor pode apelar da decisão. A associação de boxe da Irlanda reconheceu, em nota, que um dos seus atletas havia sido suspenso e ressaltou a possibilidade de contraprova, embora não seja permitido lutar antes do fim da investigação.

Segundo a mídia local, O’Reilley teria tuitado ? e depois apagado a postagem ? que entraria em ação na Olimpíada no horário marcado, mesmo já ciente da suspensão.

Não é a primeira vez que O’Reilly é sancionado: em uma classificatória para a Olimpíada na Turquia, ele teria sido mandado para casa e multado por mau comportamento.

Na quinta-feira, 11 boxeadores russo tiveram a participação no Rio-2016 autorizada pela federação do esporte e avalizada pelo Comitê Olímpico Internacional ? mesmo depois do escândalo de doping patrocinado pelo Estado russo, que culminou no banimento de 118 atletas do país.