RIO – Uma unidade da moeda digital bitcoin ultrapassou pela primeira vez o valor de uma onça de ouro. O bitcoin passa de US$ 1.290, enquanto a onça de ouro é negociada a US$ 1.228.
A forte valorização da moeda digital nos últimos meses evidencia uma virada, após o valor ter despencado em 2014. Desde 2009, quando foi criada, tem se mostrado muito volátil e especialistas questionam sua capacidade de sobrevivência. A Bitcoin é uma ?criptomoeda?, que é baseada na web e não tem autoridade central. Ela surgiu com a promessa de subverter o sistema financeiro global. A anonimidade é um dos atrativos da moeda para muitos de seus usuários, assim como a falta de um de controle de governo.
Por um lado, o ouro vem recuando esta semana, após a sinalização de que os juros nos Estados Unidos podem subir em breve. O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Nova York, William Dudley, fez afirmações neste sentido.
Ao mesmo tempo, a demanda da China pelo bitcoin tem avançado, pressionando a moeda para cima. O movimento foi intensificado após a imposição de restrições às importações de ouro pelo país asiático.
Leia mais: Bitcoin passa de inimigo a tecnologia cobiçada
Analistas são cautelosos, no entanto, sobre uma troca do ouro ? considerado um dos investimentos mais seguros, para onde os investidores se voltam em momentos de crise ? pelo bitcoin. Em recente entrevista ao serviço Marketwatch, o analista Paul Mladjenovic apontou que é preciso ter atenção com possíveis mudanças: ?É dinheiro digital, você sabe o que acontece com as coisas digitais, se não for cuidados, pode evaporar?, disse.
VALIDADE PELOS USUÁRIOS
Quando uma pessoa transfere dinheiro para outra através de bitcoins, são os próprios ?correntistas? que aprovam a transação, muito diferente do que ocorre no caso dos bancos. Quando alguém envia bitcoins para outro usuário, um código digital é gerado. Nessa hora, os computadores de todos os usuários de bitcoin no mundo começam uma corrida para decifrar aquele código e dizer se ele é válido. Depois disso, o código é acrescentado a um arquivo com o registro de todas as transações já feitas em bitcoin. Os computadores de todos os usuários têm uma cópia desse arquivo, e ele é usado como referência para validar as transações futuras.