CIDADE DO MÉXICO ? Sem ajuda de equipamentos e pessoal, o deputado mexicano Braulio Guerra escalou a cerca que divide o México dos Estados Unidos, na cidade de Tijuana. Seu objetivo era atestar quão absurdo é o plano do presidente americano, Donald Trump, de estender a barreira por toda a fronteira para impedir a entrada de imigrantes.
Em um vídeo publicado no Twitter, Guerra disse que, apesar dos oito metros de altura, foi simples subir a cerca na cidade de Tijuana. Segundo ele, isso deixa em evidência ?que é totalmente desnecessário e absurdo um muro que custe 15 bilhões de dólares?.
?Escalei o muro com os Estados Unidos. Veja @realDonaldTrump o absurdo e desnecessário gasto com esse projeto que ofende e prejudica nossa boa vizinhança?, escreveu Guerra, deputado pelo estado de Querétaro. Deputado escala cerca da fronteira mexicana
A proposta de Trump de expandir o muro na fronteira tem sido fortemente criticada pela comunidade internacional e estremeceu as relações com o México. O presidente quer que o país vizinho pague pela obra, o que já foi descartado pelas autoridades mexicanas.
O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou e rejeitou categoricamente o projeto do republicano.
Em outro post no Twitter, o deputado fez um apelo aos direitos humanos:
?Simples subir o muro, mas são muitos os perigos para nossa gente. Direitos humanos, princípios e dignidade são inegociáveis?, disse. braulio