Cotidiano

Rede britânica de supermercados Asda é multada em £ 300 mil por falha nos padrões de higiene

rato morto asda.jpgLONDRES ? A rede de supermercados britânica Asda foi multada em £ 300.000 depois que fiscais encontraram ratos e moscas mortos em um depósito que distribui alimento para lojas on-line em Londres e em Essex. De acordo com reportagem publicada no site do jornal The Independent, a empresa se declarou culpada de três violações dos regulamentos de segurança alimentar depois que, durante uma inspeção, foram encontrados excrementos de rato em prateleiras e pacotes de cereais e açúcar roídos. Também foram encontradas lasvas de moscas e coentro podre em bandejas de delivery durante a visita ao local em Enfield, no norte de Londres, em maio de 2016. Asda também foi condenada a pagar os custos de £ 4.844 para o Conselho de Enfield.

Alimentos _ higiene_novo

?É difícil acreditar que um varejista nacional permita que os alimentos sejam armazenados em um ambiente onde há roedores?, afirmou Daniel Anderson, conselheiro de Enfield. ?É simplesmente inaceitável que os clientes sejam expostos ao risco potencial de doenças porque uma empresa não consegue colocar sua casa em ordem e armazenar produtos alimentícios de forma segura e higiênica?, ressaltou Anderson, dizendo-se satisfeito com o dato de os fiscais terem adotado uma posição dura e terem aplicado uma pesada multa.

O conselheiro disse esperar que o caso sirva de lição e transmita uma mensagem forte a todos os varejistas de que não será tolerado o fato de que eles sejam o mínimo vigilantes e garantam que seus funcionários respeitem as políticas de higiene para proteger a saúde e o bem-estar de seus clientes.

Um porta-voz da Asda admitiu que as condições encontradas no centro comercial da rede em Enfield, em maio do ano passado, foram completamente inaceitáveis:

?Lamentamos profundamente que nesta ocasião os processos rigorosos que temos falharam a nível local. Gostaríamos de tranquilizar todos os nossos clientes que medidas imediatas foram tomadas logo que a questão foi sinalizada no ano passado para restaurar os elevados padrões que nossos clientes esperam de nós?, afirmou o porta-voz em entrevista ao jornal britânico.