Cotidiano

Japão pede mais informações técnicas sobre carne

65865411_Recife PE 20-03-2017 - Após repercussção da Operação Carne Fraca onde a Polícia Federal con.jpg PEQUIM – Terceiro maior mercado para os frangos brasileiros no mundo, o Japão, decidiu, pelo menos por enquanto, manter os pedidos de carnes vindas Brasil. Em nova rodada de reuniões em Tóquio nesta terça-feira, os japoneses solicitaram mais informações técnicas ao governo e marcaram outro encontro em 24 horas. Segundo fontes próximas à conversas técnicas, eles devem aguardar os novos dados para se posicionar. A expectativa é a de que continuem comprando do Brasil.

No ano passado, o Japão importou 417.000 toneladas de carne de aves e 1.500 toneladas de carnes suínas, de origem brasileira. O Brasil é o maior fornecedor de carne de aves para o Japão, responsável por aproximadamente 70% do que importam. Os frangos vêm de diversos estados no Brasil. Em 2016, importaram do Brasil cerca de US$ 720 milhões em frangos e US$ 6 milhões em suínos. Todos os produtos vieram de frigoríficos pré-aprovados pelos japoneses, que são fiscalizados no Japão inclusive.

As exportações de carne suína para o Japão são provenientes apenas do estado de Santa Catarina e de unidades não relacionadas no processo de investigação da Polícia Federal no âmbito da operação “Carne Fraca”.

Há anos, o Brasil negocia com os japoneses a liberação das exportações de carne in natura para o país. Em dezembro passado, autorizaram a entrada de carne termoprocessada brasileira. Mas só de duas plantas em São Paulo, tampouco incluídas na investigação, fornecem o produto ao país.