SÃO PAULO. A brasileira Embraer, a maior fabricante de jatos comerciais de médio porte do mundo, anunciou nesta quinta-feira que deu início ao processo de sucessão de seu diretor-presidente. Frederico Fleury Curado, será substituído por Paulo Cesar de Souza e Silva, que atualmente é vice-presidente executivo para a Aviação Comercial da empresa. Este era o cargo que Curado ocupava quando foi indicado para a presidência da empresa, posto que assumiu em abril de 2007.
De acordo com a empresa, Curado, que é engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), já vinha negociando a sua saída há algum tempo e sua sucessão já estava sendo planejada.
?Após mais de 32 anos na Embraer, 22 dos quais na diretoria, estou completando um ciclo em minha carreira e passarei a me concentrar em outras atividades profissionais e pessoais. Com o Paulo, a Embraer estará em ótimas mãos?, disse Curado, em comunicado divulgado pela empresa.
Ele transmite o cargo a Souza e Silva já no próximo mês, mas permanece na empresa até o final do ano, quando se encerra o processo de sucessão.
?É uma satisfação dar continuidade ao legado criado pelo Fred. Ele foi fundamental para a transformação de nossa Companhia, preparando-nos para voos mais altos?, disse Souza e Silva, que é executivo da Embraer desde 1997.
Na reunião que definiu sua substituição, o Conselho de Administração da Embraer ?também registrou seu reconhecimento pelas contribuições significativas feitas? por Curado à companhia.