LOS ANGELES As famílias encheram os cinemas americanos neste fim de semana, dando a Procurando Dory o recorde de bilheteria para a estreia de um filme de animação, com US$ 136,2 milhões. A sequência de “Procurando Nemo”, de 2003, ganhou força graças às críticas positivas e ao carinho do público pelo primeiro filme, premiado com o Oscar.
O longa é um retorno da Pixar à boa forma, depois que o estúdio de animação sofreu seu primeiro fracasso de bilheteria com “O Bom Dinossauro”, ano passado.
“É incrível quando você olha para a longevidade da marca, sua viabilidade, e o entusiasmo irrestrito que praticamente todo mundo tem pela Pixar”, disse Paul Dergarabedian, analista de mídia sênior da comScore.
Procurando Dory é centrado numa peixinha azul que não tem memória de curto prazo e sua busca para se reunir com seus pais há muito tempo perdidos. Os resultados do fim de semana de estreia deixaram para trás Shrek Terceiro, de 2007, US$ 121,6 milhões. Além disso, o filme se tornou também a segunda melhor estreia em meses de junho, atrás apenas de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros., com US$ 208,8 milhões.
Internacionalmente, Procurando Dory acrescentou outros US$ 50 milhões em 29 países, incluindo Austrália, Argentina e Rússia. Na China, se tornou o maior lançamento Pixar em todos os tempos, com US$ 17,5 milhões. O filme estreia em 30 de junho no Brasil.
Outra grande estreia do fim de semana, “Central de Inteligência” também ressoou entre os espectadores, acumulando US$ 34,5 milhões. Dwayne Johnson e Kevin Hart são os protagonistas da comédia de ação que custou US$ 50 milhões.
O campeão de bilheteria da semana passada, “Invocação do Mal 2” caiu para o terceiro lugar. A sequência de terror perdeu 62% desde a sua estreia, para US$ 15,6 milhões. O filme arrecadou US$ 71,7 milhões em duas semanas de lançamento.