Esportes

Escolas de São Miguel do Iguaçu faturam três títulos no handebol

Cascavel – As escolas que representaram São Miguel do Iguaçu foram os grandes destaques do handebol da fase regional dos Jeps (Jogos Escolares do Paraná) em Itaipulândia. A modalidade foi encerrada domingo (29) e, juntas, as equipes são-miguelenses faturaram três dos quatro títulos em disputa e consequentemente garantiram as vagas para representar o Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu na fase macrorregional, programada para ocorrer de 15 a 19 de junho, em Assis Chateaubriand.

O Colégio Estadual Nestor Victor dos Santos, que usa a base que representa o município em outras competições, garantiu o bicampeonato no feminino A e o tricampeonato (2014, 2015 e 2016) na Divisão B, e ambas com 100% de aproveitamento.

Na campanha dourada, a equipe feminina B venceu Colégio Árabe/Foz do Iguaçu (20 a 5), Colégio Estadual Rui Barbosa/Matelândia (11 a 2) e CEC Maralúcia/Medianeira (18 a 11). Já a equipe feminina A venceu CE Maralúcia/Medianeira (18 a 10), Colégio Estadual Dom Pedro II/Foz do Iguaçu (28 a 10) e CE Rui Barbosa/Matelândia (11 a 3).

Esta foi a 6ª conquista da fase regional para o handebol feminino escolar na categoria A, sendo quatro do Colégio Ativa (2010, 2011, 2013 e 2014) e dois do Colégio Nestor (2015 e 2016).

No naipe Masculino, categoria B, o Colégio Educação Ativa sagrou se campeão com 100% de aproveitamento. Foram vitórias sobre Colégio Estadual Maralúcia/Medianeira (21 a 13), sobre o Colégio Estadual Rui Barbosa/Matelândia (23 a 15) e Colégio Vicentino São José/Foz do Iguaçu (13 a 8).

EQUIPES

O masculino B de São Miguel do Iguaçu atuou nos Jogos Escolares em Itaipulândia com os atletas Bruno Brisch, Bruno Scussel, Carlos dos Santos, Carlos Eduardo, Dionatan, Gabriel, João Victor Pereira, João Vitor Manenti, Kennedy, Luan, Lucas, Luiz Eduardo e Vitor Augusto.

O feminino B atuou na competição com as atletas Kamily Garlini, Andreia, Emilly, Ewellyn, Gabrieli, Kamilly Alexandre, Laila, Letícia, Maykelly, Nathalia, Wanessa, Yasmin e Yenifer.

O feminino A atuou com as atletas Suelen, Jéssica, Helen, Stephany Joner, Sabrina, Dyane, Ionara, Bruna, Stefany Muller, Gabriele e Amanda.

PARCERIA

Segundo o técnico Rafael Magenis, que dividiu o comando das equipes de São Miguel com o professor Zilmar Tramontin, o sucesso nessa fase regional é resultado do trabalho continuo desenvolvido no município. Para ele, a competição é uma das principais que a cidade participa, além do sub-18 da Chave Ouro, da Copa Oeste Juvenil e dos Jogos da Juventude do Paraná, nos quais disputará com uma base média de idade de 15 anos, três a menos que o limite da competição.

Rui Barbosa/Matelândia fatura título no masculino A

Com uma vitória de 14 a 11 sobre o Colégio Vicentino São José de Foz do Iguaçu, o Colégio Estadual Rui Barbosa, de Matelândia, assegurou o título do handebol masculino A em Itaipulândia.

A conquista é um marco histórico para a escola que disputa pela primeira vez a competição e agora também terá a possibilidade de brigar por uma vaga na fase final com outros concorrentes durante a macrorregional em Assis Chateaubriand.

A equipe mantida em parceria com o município levou as técnicas Tatiana Morais, do município, e Marta Dal Pozzo, da escola. Elas agora traçam uma meta mais ousada daqui para frente. Mesmo analisando a força da modalidade na região, elas acreditam que a equipe tem boas condições de conquistar uma vaga na fase final: “Vamos disputar com equipes mais fortes, mas faremos antes uma boa preparação para brigar pela vaga”, disse a professora Marta.

Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e Turismo em parceria com o município de Itaipulândia.