Cotidiano

Hillary está a 23 delegados de obter candidatura democrata

WASHINGTON — A ex-secretária de Estado Hillary Clinton está a 23 delegados de obter a candidatura pelo Partido Democrata, informa nesta segunda-feira a agência de notícias Associated Press. Após a vitória em Porto Rico, Hillary ficou com 2.360 delegados e superdelegados (que podem votar em quem desejarem) — bem perto dos 2.383 necessários para a indicação.

Acredita-se que a ex-primeira-dama conquiste os 23 restantes ao vencer as prévias de Nova Jersey, onde as pesquisas preveem sua vitória sobre Bernie Sanders. O senador, no entanto, não dá indícios de que vá desistir, alegando que os superdelegados podem mudar seus votos até a convenção do partido, em julho.

— Agora o caminho está possivelmente mais estreito do que há duas semanas ou há um mês, mas ainda há um caminho — disse Symone Sanders, secretária de imprensa da campanha de Sanders, à CNN.

Se existe alguma esperança para Sanders nesta terça-feira, ela virá da Califórnia, o maior prêmio do dia em que seis regiões estarão em jogo. O estado tem 475 delegados. Pesquisas mostram Hillary um ou dois pontos à frente. Mas, mesmo com este reforço, o senador não atingiria o total necessário. Ele, no entanto, pode continuar dando dor de cabeça a Hillary, num momento em que ela já gostaria de concentrar sua munição contra o republicano Donald Trump.