Cotidiano

Ações chinesas recuam antes de feriado mas índice asiático avança

2016 890408972-201602220602504449_AP.jpg_20160222.jpg

XANGAI/CINGAPURA – As bolsas da China recuaram nesta quarta-feira em meio a volumes fracos com o mercado se preparando para um feriado, embora investidores estejam olhando à frente para o possível anúncio da inclusão das ações nos índices de mercados emergentes do MSCI na próxima semana.

Os mercados financeiros chineses ficarão fechados na quinta e sexta-feiras.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, teve queda de 0,41%, enquanto o índice de Xangai recuou 0,32%.

O MSCI vai decidir em 14 de junho se adiciona as ações chinesas a seu índice de mercados emergentes.

A maioria das bolsas no restante da região, entretanto, mostrou alta, com os mercados digerindo dados comerciais chineses diante de um cenário melhor para o setor de energia e de um esperado adiamento da alta de juros pelo banco central dos Estados Unidos.

IMPORTAÇÕES E EXPORTAÇÕES

Às 7h48min (horário de Brasília), o índice MSCI que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 0,3%, com os investidores avaliando que as importações chinesas foram melhores que as expectativas, enquanto as exportações ficaram abaixo do previsto.

As exportações da China em maio recuaram 4,1 por cento sobre o ano anterior, mais do que o esperado, enquanto as importações recuaram 0,4%, muito menos do que a expectativa. Isso deixou o país com um superávit comercial de US$ 49,98 bilhões no mês, informou nesta quarta-feira a Administração Geral da Alfândega.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que as exportações caíssem 3,6%, e que as importações recuassem 6%.