RIO ? O tucano João Leite e Alexandre Kalil (PHS) devem disputar o segundo turno das eleições para prefeitura de Belo Horizonte, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira. Segundo o levantamento João Leite tem 35% das intenções de voto contra 24%, de Kalil.
Eros Biondini (PROS), Luis Tibé (PTdoB) e Reginaldo Lopes (PT) aparecem com 4%. Logo atrás, estão Délio Malheiros (PSD), com 3%; Marcelo Álvaro Antônio (PR), Maria da Consolação (PSOL) e Rodrigo Pacheco (PMDB), os três com 2%; e, com 1%, Sargento Rodrigues (PDT) e Vanessa Portugal (PSTU). Brancos e nulos somaram 13%. Não souberam responder, 5%.
No levantamento anterior, feito entre os dias 23 e 25 de setembro, João Leite já aparecia na frente, com 33%, e Kalil, com 25%. Biondini e Reginaldo Lopes tinham os mesmos 4%. Luis Tibé, Délio Malheiros e Rodrigo Pacheco vinham com 3%; Maria da Consolação e Sargento Rodrigues, com 2%; Marcelo Álvaro Antônio e Vanessa Portugal, 1%. Brancos e nulos somavam 13%, e 6% dos entrevistados não souberam responder.
O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre os dois primeiros candidatos. Segundo a pesquisa, João Leite seria eleito com 45% dos votos contra 32%, de Kalil. Brancos e nulos somaram 17%, e não souberam responder, 6%.
Para a pesquisa divulgada nesta quarta, o Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 25 e 28 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-08555/2016.