Cotidiano

Em Salvador, ACM Neto e Alice Portugal trocam ataques em debate

29_09_16_Candidato ACM Neto_Debate Globo_foto Valter Pontes_Coperphoto21.jpgSALVADOR – Em Salvador, o primeiro debate com a presença do prefeito ACM Neto (DEM), na noite desta quinta-feira, começou num clima de poucas críticas e tom moderado. Já no segundo bloco, no entanto, a temperatura subiu entre o prefeito e Alice Portugal (PCdoB), segunda colocada nas pesquisas. No momento mais duro, ao questionar Neto sobre um empresário preso por suspeitas de desvio de verba pública, e que, segundo ela, teria ligação com o prefeito, ACM Neto atacou a adversária, dizendo que ela é quem “entende de penitenciária”, por ser aliada do PT.

– Com todo o respeito, quem entende de penitenciaria é Vossa Excelência, que tem muitos colegas presos pela Lava-Jato. Comigo, não – disse o candidato do DEM.

Alice Portugal disse que o prefeito é “ingrato” com a ex-presidente Dilma Rousseff, por não dar créditos ao governo federal para algumas parcerias feitas com a cidade, e fez críticas à carência de creches e situação da Saúde na capital. Ela também falou em “maquiagem” da cidade, discurso que vem repetindo desde o início da campanha.

Debates país

O candidato Pastor Isidorio (PDT) fez coro à candidata do PCdoB nas críticas ao prefeito, sobretudo ao cobrar de Neto o motivo da ausência nos debates anteriores. Bonachão, começou o debate lendo trechos da Bíblia, e foi repreendido por Alexandre Garcia, mediador do debate.

Já Cláudio Silva, do PP, fez uma dobradinha com ACM Neto e, com perguntas positivas, “levantou a bola” do prefeito, que respondia sempre exaltando feitos dos três anos e meio de sua gestão. Ao longo dos blocos, Neto escolheu por várias vezes fazer perguntas a Silva, e ele sempre escolhia questionar o prefeito. Na réplica e tréplica, Neto voltava a citar bons resultados obtidos na prefeitura de Salvador.

Em resposta indireta a Neto, Alice disse que combaterá a corrupção, independentemente do partido. Ela afirmou, no entanto, que o ex-presidente Lula é alvo de perseguição.

– Não podemos é concordar com perseguição, com um olho aberto e outro fechado, como querem fazer com o ex-presidente Lula. O DEM, segundo o TSE, é o partido com mais políticos cassados, portanto o mais corrupto do Brasil – disse a deputada, que afirmou que o impeachment de Dilma Rousseff foi “fraudulento”.

– Não sei em que cidade nem em que país a deputada Alice Portugal vive. Mas dizer que o DEM é o partido mais corrupto? olhe para o seu partido ao lado do PT, o que fizeram nesse Brasil – respondeu o prefeito.

Ao criticar o investimento do prefeito na área cultural, a candidata cometeu um ato falho. Ela disse que, caso eleita, iria priorizar cantores que não sejam grandes artistas e colocou nesse bolo o cantor Gilberto Gil.

Ao final do debate, as claques de ACM Neto e Alice Portugal foram às vias de fato. Segundo relatos, a confusão começou depois de um comentário machista feito por um dos defensores do prefeito. Diante do tumulto, com direito a tapas e socos, a Polícia interviu, também com violência. Antes da confusão, a claque da deputada do PCdoB protestou quando passava o carro do prefeito, chamando ele de “golpista”.