Cotidiano

Campanha de Freixo vai acionar a Justiça contra boatos na internet

2016 942987505-201610031809289912.jpg_20161003.jpgBRASÍLIA ? A campanha do candidato Marcelo Freixo (PSOL) vai acionar a Justiça contra boatos que vem sendo divulgados pela internet. A ideia é acionar tanto a Justiça Eleitoral quanto a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), além de inaugurar um site para rebater as falsas notícias. A reação a boatos na internet já foi tomada também pelo candidato Marcelo Crivella (PRB), adversário de Freixo no segundo turno no Rio de Janeiro, que tem um site em seu portal da campanha para rebater acusações.

Um dos boatos que a campanha de Freixo pretende rebater é um que atribui ao candidato do PSOL a frase: ?quando for assaltado, aceite, pois o bandido é uma vítima da sociedade?. A frase nunca foi dita pelo candidato. Outra falsa informação que será rebatida é a que expõe uma lista de secretários de uma eventual prefeitura de Freixo incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff como secretária de Fazenda.

No caso de Crivella, o site que já está no ar rebate que o candidato teria afirmado que ?os negros só gostam de cachaça, prostíbulo e macumba?. A frase, porém, foi descontextualizada e a campanha de Crivella publicou o vídeo em que o candidato conta ter ouvido a frase de uma muçulmana quando trabalhava como pastor na África. O candidato afirma que ?condena com veemência qualquer preconceito, intolerância ou discriminação racial, social e de gênero?.