
Uma homenagem ao gênero de forte apelo popular, os oito episódios foram coproduzidos por Hermes Frederico ? nome por trás das séries ?Damas da TV? (2013) e ?Grandes atores? (2015), ambas exibidas no Viva. A atração, diz ele, é bastante didática: começa lá atrás, com os pioneiros da televisão e suas experimentações, e vai até os dias de hoje, em que a telenovela se firmou como uma ?verdadeira indústria de entretenimento, extremamente profissional, poderosa e influente?.
? São 65 anos do maior produto da TV brasileira, então, conversando com o Marcos Mendonça (o presidente do canal) surgiu a ideia de comemorar. A intenção maior é a efeméride. E fizemos o programa nos moldes da TV Cultura, que é educativa ? explica Hermes, envolvido também com o produção de ?Grandes autores?, que estreia em janeiro no Viva.
A origem no teatro
Para ilustrar essa história, a produção mostra depoimentos exclusivos e imagens de acervo. O primeiro episódio destaca os teleteatros e as primeiras novelas, com foco na ousadia de autores que abriram os caminhos para os de hoje. Ao longo dos domingos, o espectador acompanha, por exemplo, a inauguração da TV Excelsior, em 1960, que exibiu a primeira novela diária, ?2-5499 Ocupado?, em 1963; o legado deixado pela autora Ivani Ribeiro (1916-1995): e as perspectivas para o futuro.
? Até hoje continuo achando que a nossa telenovela tem uma característica muito diferente, é entretenimento, mas traz questões sociais, comportamentais e políticas dentro do modelo do folhetim ? analisa Hermes. (Natalia Castro)