Cotidiano

Gravação de acordo para influenciar imprensa compromete Netanyahu

ISRAEL-PALESTINIAN-CONFLICT

JERUSALÉM – A situação legal do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fica cada vez mais delicada em Israel após novas revelações que vieram à tona no domingo mostrarem tentativas de influenciar um dos principais jornais do país. Interrogado num caso de possível corrupção e tráfico de influência pelo recebimento de presentes por empresários, o premier poderia ser agora investigado após a revelação de uma gravação em que negocia um acordo com o jornal ?Yedioth Aronoth?, um dos maiores de Israel, para que a cobertura do diário fosse mais suave contra ele, em troca de favores econômicos. Rivais políticos pediram que ele se afaste do cargo e já buscam alternativas.

De acordo com revelações que vieram à tona pelo jornal ?Haaretz? e pelo Canal 2, gravações em poder da polícia mostram que, meses atrás, Netanyahu ofereceu a Arnon Mozes, dono do ?Yedioth Aronoth?, um pacto: entraria em contato com o bilionário americano Sheldon Adelson, amigo e proprietário do ?Israel Hayom?, maior rival do ?Yedioth?, atual jornal de maior circulação no país e abertamente alinhado ao governo. Netanyahu ajudaria a reduzir a tiragem e, em troca, Mozes faria uma cobertura menos crítica dele. BIBI

Segundo o Canal 2, as gravações foram feitas pelo ex-chefe de Gabinete de Netanyahu. O Canal 10 afirma que as negociações nasceram por uma tentativa de Netanyahu de abafar uma reportagem que incriminaria seu filho, Yair, recentemente acusado de receber benefícios de empresários, como estadas em hotéis de luxo e ingressos para um show da cantora Mariah Carey. Mozes foi questionado pela polícia na semana passada.

?Não fazia ideia das conversas?, disse ontem em comunicado o editor do ?Yedioth?, Ron Yaron. ?O ?Yedioth? é um diário honesto e profissional com altos padrões jornalísticos.?

Segundo a imprensa local, Netanyahu havia negociado outras vezes com Mozes para tentar aliviar a cobertura crítica de seus mandatos.

Outro amigo de Netanyahu, o produtor de Hollywood Arnon Milchan, é apontado em investigações ao premier de fornecer a ele charutos, espumantes e jantares caros. Famoso por um estilo de vida de alto padrão, o chefe de governo sofre com acusações, nos últimos anos, de que ele e a mulher, Sara, usaram recursos públicos para financiar reformas em casa e comprar produtos como sorvetes gourmet.

? Nada acontecerá porque não há nada ? ele minimizou.

Mas o assunto, destaque em todos os meios de comunicação do país, levou a questionamentos sobre o futuro do premier. A União Sionista, coalizão de centro-esquerda, negocia com aliados de Netanyahu um plano de governo caso ele caia.

? O momento de Netanyahu se afastar está se aproximando ? afirmou a deputada Shelly Yacimovich, lembrando que, em um caso semelhante, o ex-premier Ehud Olmert perdeu o cargo e acabou preso e condenado. ? Espero que pessoas com as mãos limpas parem de servir a um premier corrupto.