A DEMOCRACIA DA ESQUERDA
Cascavel e Paraná - Disse Gleisi Hoffmann, ministra do governo PT responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso: “Quem votou contra optou por sair do governo”.
E disse mais: “Estamos tirando dos cargos os indicados por deputados que votaram contra a Medida Provisória 1303 porque precisamos reorganizar nossa base”.
A observação acima, para que se possa avaliar, vem de uma mulher ex-presidente do PT que foi empurrada a uma função política de parte de seu partido e de seu governo, registrando ausência de um mínimo de “traquejo político” para a função. É um despreparo gritante para a função que ocupa – de ministra. – Essa sua atitude para com quem pensou e agiu diferente das exigências ditatorais partidárias, exigências imprecisas e até tolas, ao invés de – com preparação diplomática, reorganizar os discípulos, discutir formas que estão nas divergências, redomesticar “seus companheiros” e revelar “pedigree” para a função – mas o que faz é o inverso, hostiliza, expulsa, rompe mais ainda, mostrando, enfim, que seus postulados diferem das exigências de climas que são produzidos a cada circunstância e, por isso é que é preciso espírito polivalente para (como dizia o filósofo) “saber, na política, lidar nela e com ela como algodão entre cristais.” Não posso afirmar, mas presumo que, depois dessa, seus adversários devem estar rolando de rir.
GRIFE
Se “não há bem que sempre dure”, como diz o ditado, no Brasil, pelo menos, ainda nos resta esperança de que diz também: “Nem mal que nunca se acabe”.
FOLHETINS
“Nas páginas e Sites”: Jornalismo infeccioso se faz assim, observem abaixo, pois trata-se de forma sub-reptícia de dominar as mentes leitoras sobre circunstâncias falsas, sobre inverdades, ou seja, produzem uma nota informática e, “como carrapato camuflado no pelo do animal”, ali introduz conceitos como essa aberração que o “pilantra redator, a mando do chefe” afirma, subjetivamente, que: “o Lula começa a recuperar a popularidade…” Vejam a nota:
“A ação ocorre no momento em que Lula ganha fôlego e começa a recuperar popularidade, como mostram as pesquisas. Até agora, perderam os cargos vários indicados do PP, União Brasil, PSD, MDB e do PL para postos de comando em bancos e estatais como Caixa Econômica Federal, Correios e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de superintendências regionais no Ministério da Agricultura e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).”
Como se observa na redação da nota, não há nem constrangimento em acrescentar nela: “Como mostram as pesquisas”. !!!
Os desavisados embarcam. E fica a pergunta: Que pesquisas? Ora, As de sempre!!
A nota a seguir não se trata de comercial, nem marketing, trata-se de informação jornalística, sobre uma constatação e, registra cumprimentos à administração do Supermercado Muffatão, da Manaus. Aconchegante, excelente distribuição de produtos, visual acessível, principalmente as carnes dispostas em volumes de várias opções para seleção de preço e, principalmente, preço em todos os produtos oferecidos na loja e de acesso visual prático. Diferente de muitos nos quais o cliente deixa de levar o produto pela falta de acesso ao preço. Enfim, parabéns ao gestor pelo modelo. “Como esta nota se trata exclusivamente de informação, impõe-se esclarecer… que não se confundam: Muffatão não é Super Muffato. São empresas de proprietários diferentes. E o destaque gratuito aqui é sobre o Muffatão da Manaus.
MESA DE BAR
Repórter: “Um surdo-mudo foi morto por um mal-entendido”.
– Garçom… Mais uma gelada, por favor!!