RIO – O governo federal afirmou que a queda do Brasil no raking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2015, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) nesta terça-feira, ilustra a severidade da crise no país. No entanto, o comunicado afirma que o Brasil já está em processo de saída da recessão.
“O resultado do conjunto de transformações em curso sob a liderança do Presidente Michel Temer deve refletir-se, ao longo das próximas edições do índice, em uma melhoria, tanto absoluta, como relativa de nosso número”, diz a nota.
O governo destaca que uma série de ações em andamento se combinam para “recolocar o país nos trilhos e criar uma uma realidade que logo será refletida nos indicadores internacionais”. Entre elas, o documento cita “medidas como o controle das contas públicas, garantia dos gastos em saúde e educação, garantia do acesso à água por meio da conclusão do Projeto São Francisco, retomada do crescimento e do emprego”.
O Brasil passou da 75ª para 79ª posição no ranking, e seu IDH ficou estagnado em 0,754. Ainda assim, o país continua no grupo de países considerados com “Alto” desenvolvimento humano.