Cotidiano

Itamaraty afirma que não há brasileiros entre vítimas de atentado em Londres e condena ataque

O Itamaraty afirmou que não há brasileiros entre as vítimas do atentado em Londres, nesta quarta-feira. Em nota divulgada no início desta noite, o governo brasileiro condenou o atentado que deixou quatro mortos – entre elas o suspeito – e 20 feridos, em frente ao Parlamento Inglês, em Westminster, na Inglaterra.

“O governo brasileiro condena o ataque perpetrado hoje em Londres, nas proximidades do Parlamento britânico, que causou a morte de pelo menos quatro pessoas e deixou mais de uma dezena de feridos. O governo manifesta sua solidariedade e suas condolências aos familiares e amigos das vítimas, ao povo e ao governo do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte”, diz a nota.

embed

Nesta quarta-feira, o prefeito de Londres, Sadiq Khan, publicou, em sua conta oficial no Twitter, um pronunciamento em vídeo sobre o ataque em Westminster. Sadiq lamentou o ocorrido e tranquilizou a população, afirmando que os londrinos não serão ‘intimidados’.

“Eu quero tranquilizar a todos e pedir para que não entrem em pânico. Nossa cidade permanece sendo uma das mais seguras do mundo. Londres é a melhor cidade desse mundo e ficaremos juntos contra aqueles que procuram destruir nosso jeito de viver. Nós sempre estivemos juntos e vamos sempre estar. Nunca seremos intimidados pelo terrorismo”, disse o prefeito.

conteudo

O ataque em Londres ocorreu um ano após o atentado de Bruxelas, na Bélgica, quando 35 pessoas foram mortas em duas explosões no aeroporto da cidade. No ataque desta quarta-feira, o agressor, que foi baleado por policiais, teria avançado o carro contra pedestres enquanto dirigia pela Ponte de Westminster, próxima à Casa legislativa. Vários feridos estariam em estado grave, de acordo com fontes médicas.