POLÍTICA

No G8: Diretores da EPR falam sobre a concessão que abrange 25 cidades

Entenda como o Pedágio no Paraná impacta o desenvolvimento das rodovias e a mobilidade na região de Cascavel - Foto: Paulo Eduardo/O Paraná
Entenda como o Pedágio no Paraná impacta o desenvolvimento das rodovias e a mobilidade na região de Cascavel - Foto: Paulo Eduardo/O Paraná

Cascavel - Presidentes e diretores de entidades que compõem o G8, grupo das principais entidades patronais de Cascavel, receberam na última quarta-feira, na Acic, a visita de representantes da EPR, empresa que venceu o leilão do Lote 6 do programa de concessão de rodovias no Paraná. O encontro, que contou com a presença do diretor-presidente da concessionária, Marcos Moreira, e do engenheiro Silvio Caldas, foi um primeiro passo para estreitar o diálogo entre empresa e líderes empresariais locais.

A EPR é uma plataforma de investimentos em concessões de rodovias e mobilidade, formada em 2022 a partir de parceria entre Equipav, com mais de 60 anos de experiência em infraestrutura, e Perfin, gestora de fundos especializada no setor. O grupo já administra cinco concessões rodoviárias em Minas Gerais e no Paraná, incluindo o Lote 2 das rodovias paranaenses, que abrange o Norte Pioneiro, Campos Gerais e Curitiba. Agora, com a vitória do Lote 6, a EPR assume a responsabilidade por um trecho estratégico de 662,1 quilômetros, conectando importantes cidades do estado e impactando diretamente a economia e a logística regional.

O contrato de concessão, com duração de 30 anos, prevê investimento expressivo de R$ 20,11 bilhões para a realização de obras e melhorias na infraestrutura viária, incluindo a duplicação de 462 quilômetros, implantação de 31 quilômetros de faixas adicionais, 87 quilômetros de vias marginais e 13 quilômetros de contornos. Além disso, estão previstas a construção de 38 passarelas, 14 passagens de fauna, três Pontos de Parada e Descanso e 21 quilômetros de iluminação na Serra. A BR-277, principal rodovia do Paraná e fundamental para o escoamento da produção ao Porto de Paranaguá, será uma das mais beneficiadas pelo projeto.

25 municípios

A área atendida pelo Lote 6 abrange 25 municípios, entre eles Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Pato Branco, Guarapuava, Medianeira, Laranjeiras do Sul e Realeza. A importância desse corredor viário vai além do Paraná, influenciando diretamente a ligação entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, garantindo maior segurança e eficiência ao transporte de cargas e passageiros.

Durante a reunião com o G8, os diretores da EPR enfatizaram que a empresa já possui experiência consolidada em outras regiões e que o compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade será um dos pilares do trabalho no Paraná. Segundo Marcos Moreira, o contrato de concessão firmado é moderno e estruturado de forma a garantir tanto a segurança da concessionária na execução das obras quanto a possibilidade de fiscalização efetiva pela sociedade, permitindo que o cronograma de melhorias seja acompanhado de perto.

Convivência “será longa”

O presidente da Acic, Siro Canabarro, avaliou o encontro como produtivo, destacando que, além de entender melhor o modelo da concessão, os empresários presentes puderam esclarecer dúvidas sobre um tema que impacta diretamente moradores e empresas da região. “A convivência com a EPR será longa e é importante que estejamos alinhados desde agora. O diálogo é fundamental para que possamos acompanhar as ações da concessionária e contribuir para que os investimentos previstos sejam executados de forma eficiente e transparente”, afirmou Canabarro.

Presidentes e diretores de entidades do G8 também comentaram sobre os problemas e os prejuízos que o Oeste do Paraná teve com a concessão anterior, situações, disseram, que esperam que não voltem a ocorrer.