Cotidiano

Em novo vídeo, Fernando Henrique questiona voto obrigatório

INFOCHPDPICT000065031468SÃO PAULO. Em novo vídeo divulgado nesta quinta-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso questiona o voto obrigatório e pediu que se abra ?brechas na lei eleitoral para que as pessoas se expressem?. Segundo ele, ?as pessoas querem participar mais?.

? Em certas decisões, consulta a população. Em vários países há plebiscitos. Aqui não se faz, não se consulta a população. Por que ser o voto obrigatório? Foi necessário (o voto obrigatório), porque a população não sabia que tinha que votar. Agora todo o mundo sabe ? disse Fernando Henrique, salientando que ?qualquer reforma política, neste momento tem que olhar pro futuro?. ? Tem que avançar o que dá para avançar, não adianta sonhar que vai resolver tudo, porque não vai. E tem que acreditar nas pessoas.

O presidente disse ainda que essa reforma política pode ?eventualmente? abrir ?espaço para candidaturas independentes?.

? O país está cansado do ferrolho de que os lá de cima vão impor e vão ganhar.

Segundo FH, ?no mundo de hoje, moderno, cada pessoa quer ter sua opinião?.

? Isso não basta, você não pode governar um país simplesmente na ebulição, tem que ter instituições, tem que ter decisões. Mas se essa decisão não for negociada, não for discutida, não tiver mecanismos outros que não sejam só a maioria de partidos para aprovar, não vai pegar, vai pegar mal.

Na quarta-feira, em outro vídeo divulgado em sua rede social, o ex-presidente disse ser contrário ao voto em lista fechada e disse que ?caixa 2? também é crime ? após ter relativizado o assunto no começo deste mês.