NITERÓI – Quem saiu de casa no último fim de semana para conhecer a Ilha da Boa Viagem, em Niterói, teve o passeio frustrado. O grupo de escoteiros Gaviões do Mar, que administra a Ilha, decidiu interromper a visitação ? reaberta pela prefeitura em fevereiro deste ano ? alegando que o município nunca cumpriu o acordo de fornecer ajuda de custo aos guias escoteiros.
? Nossos garotada está há quatro meses se dedicando a acompanhar a visitação sem receber nenhuma ajuda de custo. Elaboramos e entregamos um texto para formalizar esse convênio com a prefeitura. Os escoteiros querem manter a visitação. Está nas mãos deles ? informou Andre Torricelli, presidente do grupo Gaviões do Mar.
Procurada, a prefeitura de Niterói informou que o convênio foi assinado e que agora aguarda que os escoteiros resolvam pendências bancárias para poder depositar a ajuda de custo. O valor da ajuda de custo e os termos do convênio não foram informados pelo município.
Para reabrir ao público o conjunto arquitetônico, tombado pelo Iphan desde 1938, o município investiu R$ 695 mil na reforma da ponte que liga a ilha ao continente, cuja estrutura estava condenada. A visitação ocorre aos sábados, domingos e feriados, em quatro turnos: às 9h, às 11h, às 14h e às 16h. O passeio é gratuito, em grupos de até 30 pessoas, formados por ordem de chegada.