OPINIÃO

Coluna ADI pelo Paraná

Coluna ADI pelo Paraná

Avaliação de prefeitos

Paraná - O instituto de pesquisa AtlasIntel fez uma pesquisa em todo o país para verificar a avaliação dos prefeitos que terminaram os mandatos, e daqueles reeleitos, nas 26 capitais brasileiras. Entre os dez mais bem avaliados estão: 1º – Antonio Furlan (MDB), Macapá, 2º – João Henrique Caldas (PL), Maceió, 3º – Bruno Reis (União Brasil), Salvador, 4º – João Campos (PSB), Recife, 5º – Eduardo Braide (PSD), São Luís, 6º – Arthur Henrique (MDB), Boa Vista, 7º – Hildon Chaves (PSDB), Porto Velho, 8º – Eduardo Paes (PSD), Rio de Janeiro, 9º – Rafael Greca (PSD), Curitiba, e na 10º posição – Topázio Neto (PSD), Florianópolis. 

IPVA 2025

Os contribuintes paranaenses já podem emitir as guias de recolhimento (GR-PR) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025. Os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento à vista do imposto terão um desconto de 6% do valor. Outra possibilidade é a quitação do tributo em cinco parcelas. Neste caso, porém, o desconto não é ofertado.

Fotosvoltaicas

As empresas de equipamentos fotovoltaicos têm até terça-feira, 14, para apresentar documentação e concorrer a contratação aberta pela Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná que através de convênio com a Itaipu Binacional, vai investir R$ 81,6 milhões para a implantação de 18 megawatts (MW) de sistemas de geração fotovoltaica em hospitais e instituições filantrópicas. O investimento atenderá 80 hospitais com uma estimativa de economia de cerca de R$ 11,7 milhões por ano, o equivalente a 35% da energia consumida. A previsão é assinar os contratos com os fornecedores em 6 de fevereiro e iniciar as obras em junho deste ano.

Assomec

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto (PSD), assumiu a presidência da Assomec no lugar de Bihl Zanetti (PSD), ex-prefeito de Campina Grande do Sul. A Assomec tem desempenhado um papel fundamental na integração dos 29 municípios da RMC em áreas estratégicas como transporte, saúde, educação e desenvolvimento econômico. A associação atua como ponte entre as demandas municipais e o governo estadual, buscando soluções conjuntas para desafios comuns na região.

Orla de Matinhos

Principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, a revitalização da Orla de Matinhos fechou 2024 com 97% de conclusão. Com grande parte da revitalização finalizada, as obras estão concentradas neste momento na complementação da instalação do novo sistema de microdrenagem, que alcançou 94% em dezembro, e nos acabamentos finais da urbanização em Caiobá (97,5%) e demais balneários (90,4%).

Defensoria

O Posto da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa fez 9.657 atendimentos em 2024, quase o dobro dos 5.532 em 2023. Desde novembro de 2021, o posto resolveu demandas como pedidos de divórcio, pensão alimentícia, acesso a medicamentos e vagas em creches e totalizou 19.760 atendimentos. O posto atende pessoas com renda familiar de até três salários mínimos.