Governador em Foz
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) estará hoje (26), em Foz do Iguaçu, onde participa da abertura da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares. O CNCG é um colegiado que discute segurança pública a partir das experiências das PMs de todos os estados e do Distrito Federal. Um dos destaques será a apresentação do Projeto Falcão, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná.
Novo distrito
As comunidades de Ouro Preto e Sol Nascente, de Toledo, participam de votação para criação de um novo distrito envolvendo as duas localidades. Os eleitores votaram no domingo (24). Em Sol Nascente foram 30 votos, totalizando 29 favoráveis e um contrário. Já em Ouro Preto foram 266 votos, sendo todos favoráveis.
Ouro Preto
Agora, será apresentado um projeto de lei na Câmara de Toledo para a instalação do novo distrito de Ouro Preto de Toledo. O texto deverá passas pelas comissões pertinentes e ser votado em plenário, para então ser sancionada pelo prefeito e assim, oficializado o novo distrito. A proposta de transformação dessas localidades em distrito tem como objetivo aumentar os investimentos em áreas essenciais como saúde e educação, além de outros investimentos.
Braços cruzados
Servidores do IDR-Paraná lotados na estrutura existente em Santa Tereza do Oeste cruzaram os braços, ontem (25), em protesto contra o corte no transporte dos trabalhadores, entre os quais servidores públicos, estagiários e bolsistas. Conforme o Governo, o cancelamento do transporte vem ao encontro de uma resolução da Secretaria de Administração e Previdência, que veda a utilização de veículos oficial para o provimento de serviços de transporte individual ou coletivo da residência para o trabalho ou vice-versa. Um protesto está programado para ocorrer nesta terça-feira (26).
No Solidariedade
O ex-deputado federal e estadual Fernando Francischini está de volta ao Solidariedade e começa a traçar planos para 2026. Ele deixou o União Brasil, legenda comandada pelo filho, deputado federal Felipe Francischini, para assumir o diretório estadual do Solidariedade. Para 2026, Francischini pensa em disputar uma vaga na Câmara Federal ou ao Senado. Se a escolha for pela Casa Baixa, pai e filho poderão se enfrentar nas urnas.
Ação da PF
Está prevista para dezembro a divulgação de uma pesquisa nacional sobre a disputa para a presidência da República. A sondagem será feita pela Quaest. Além de medir do potencial de voto dos possíveis candidatos nas eleições de 2026, a Quaest vai mostrar também a avaliação do governo do presidente Lula, a reação ao pacote fiscal, que deve ser anunciado nos próximos dias, e o impacto das mais recentes operações da Polícia Federal que respingam no ex-presidente Jair Bolsonaro.
Novo partido
O MBL (Movimento Brasil Livre) está criando um partido político, o Missão. Segundo o movimento, já foram coletadas 809.357 fichas com assinatura até o momento. A expectativa é de conseguir criar o partido até, no máximo, outubro de 2025, a tempo de disputar a eleição do ano seguinte. Em convenção do movimento realizada no final de semana, as lideranças do MBL anunciaram que não abrem mão de candidatura própria para disputar a Presidência em 2026.
Desoneração da folha
A desoneração das folhas de pagamentos de 17 setores da economia propiciou uma redução de R$ 12,3 bilhões de janeiro a agosto de 2024. O total de empresas que usou o recurso foi de 28.819. A transição se aplica aos setores que podem pagar menos INSS.