“Quando uma pessoa tira proveito de uma situação enquanto em outra, no mesmo contexto, sofre um prejuízo, estes dois acontecimentos serão colocados em conexão na alma, desenvolvendo-se assim a necessidade de obter uma compensação, como se um acontecimento estivesse ali à custa do outro. Num caso como este coisas graves acontecem.” (Bert Hellinger, Zweierlei Glück, p. 33)
Dentro do sistema familiar funciona um mecanismo de compensação que é uma transferência indevida da compensação que atua no relacionamento de casal. O relacionamento de casal, para se manter e ter êxito, exige um equilíbrio entre o tomar e o dar.
No entanto, este mesmo mecanismo de compensação pode atuar também em processos fora do relacionamento de casal. Trata-se da compensação como expiação. Neste caso, a dinâmica surge da percepção de que a vantagem de um foi obtida graças ao prejuízo de outro.
Às vezes acontece em famílias em que há um filho deficiente enquanto seus irmãos são saudáveis: Os filhos saudáveis não se atrevem a tomar a saúde e a felicidade, porque acreditam que têm a saúde e a felicidade deles à custa da desgraça do irmão deficiente.
A compensação, nestes casos, aparece nas famílias na forma de doenças “inexplicáveis” de filhos sadios, de depressões “sem motivo” aparente, de recusa de êxito na profissão e nos relacionamentos, etc. O mais impressionante é que a compensação por meio da doença gera nesses membros da família uma sensação de alívio interior, como se tivessem se liberado da dívida.
Por amor um filho é capaz de adoecer e viver uma vida infeliz imaginando que, dessa maneira, ajuda o irmão com doença incurável, ou o irmão deficiente, ou a mãe ou o pai com depressão. É um amor cego, inconsciente. E inútil! É impossível tomar sobre si a desgraça dos outros.
JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar
Tem dúvidas ou comentários? Entra em contato pelo Whatsapp https://bit.ly/2FzW58R
Siga no Instagram ⬇️
https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=
Siga no YouTube⬇️
https://youtube.com/@amparar.terapias
Siga no Facebook⬇️