AGRICULTURA

Feira Sabores do Paraná divulga lista com 12 representantes do Oeste

Descubra os participantes da Feira Sabores do Paraná. Conheça as agroindústrias do Oeste do Paraná que estarão presentes no evento - Ilustração/AEN
Descubra os participantes da Feira Sabores do Paraná. Conheça as agroindústrias do Oeste do Paraná que estarão presentes no evento - Ilustração/AEN

A organização da Feira Sabores do Paraná divulgou ontem, quarta-feira (25), os 76 empreendedores da agricultura familiar paranaense que atenderam os critérios estabelecidos para a inscrição de participação na feira, que acontece entre 28 de novembro e 1.º de dezembro no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.  Entre eles, estão 12 agroindústrias do Oeste do Paraná (confira o quadro).

Os selecionados têm até 4 de outubro para apresentar os documentos referidos durante a inscrição. Caso haja desistência ou desclassificação de algum empreendimento nesta etapa, outro será convocado, seguindo os mesmos critérios do edital de inscrição. A organização recebeu 133 inscrições. Também foram colocadas quatro vagas à disposição de agroindústrias do Rio Grande do Sul.

A Feira Sabores do Paraná é promovida pela Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento, com execução do IDR-PR  (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) e apoio da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Sistema Faep/Senar-PR e Sebrae/PR.

Todos os participantes devem possuir CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ativo e as agroindústrias alimentícias precisam estar regularizadas sanitariamente. Os produtos que forem comercializados estarão todos rotulados, seguindo a legislação vigente. Já os artesanatos serão característicos de identidade regional ou terão em sua composição matérias-primas da propriedade rural.

FEIRA SABORES

A Feira Sabores do Paraná aconteceu de 2000 a 2014, com edições em Curitiba e em diversos municípios do Estado. Depois de uma interrupção o evento será retomado, com o objetivo de divulgar os produtos coloniais do Paraná, com destaque para a produção regional.

A gastronomia será o carro-chefe para divulgar as atrações turísticas paranaenses durante a feira. Também serão realizadas aulas-show de culinária, com ingredientes disponíveis na feira ou alguma cultivar desenvolvida pela pesquisa do IDR-Paraná. Cada aula-show terá o número máximo de 30 participantes e a inscrição é gratuita.

A abertura da feira será no dia 28 de novembro, às 16h, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer. De sexta a domingo o evento estará aberto ao público sempre das 10h às 22h e a entrada é gratuita. Confira aqui a lista dos classificados.

Quadro

Agroindústrias do Oeste

Agroindustria Junges Gloria – Missal

Café na lata – Jesuítas

Colinas Agro Industrial – Cascavel

Daiane da S. Rener – Toledo

Embutidos e Defumados

Baumgratz – Missal

Império Papelaria Aviamentos

Artes e Presentes – Foz do Iguaçu

Laticínio Falcão – Santa Helena

Pepita Embutidos e Defumados – Medianeira

Polpas Vó Lena – Santa Helena

Rancho Do Mel – Santa Helena

Rio 47– Cascavel

Sítio Konzen – Missal