VEJA AS IMAGENS

Tragédia com aeronave que saiu de Cascavel e caiu em SP enluta o Brasil

O Brasil parou no início da tarde dessa sexta-feira diante de uma tragédia aérea sem precedentes registrada em Vinhedo, na região de Campinas, em  São Paulo. Um avião que decolou do Aeroporto Cel. Adalberto Mendes da Silva , em Cascavel, às 11h58, caiu 13h20 com 58 passageiros e 4 tripulantes em um condomínio residencial. Não há sobreviventes, de acordo com informações repassadas pela Prefeitura de Vinhedo. Todas as emissoras de tevê do País dedicaram a programação à cobertura dessa tragédia aérea. Boa parte das vítimas é de Cascavel. A lista com os nomes ainda não foi divulgada pela empresa.

O avião ATR-72 do Voepass saiu de Ribeirão Preto às 5h30 com destino a Guarulhos. De lá, veio para Cascavel e decolou  perto do meio-dia, novamente em direção a Guarulhos. Informações extraoficiais dão conta de que gelo teria formado nas asas da aeronave. Esse fator do acúmulo de gelo gera mais peso na estrutura.

As camadas congeladas modificam o arrasto da aeronave, afetando a sustentação em voo e provocando o risco de um estol. Reforçando que se trata de uma hipótese e essa informação não é oficial. Vai depender das investigações por parte da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil). Nas imagens que circulam nas redes sociais, o avião cai no que os especialistas chamam de parafuso chato.

Em Itajaí (SC), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse estar comovido com essa tragédia aérea. Um gabinete de crise foi montado pelo governo federal.

No aeroporto de Cascavel, equipes do SAMU estão de prontidão para atender familiares e amigos. Há informações de que no voo, estavam 20 médicos oncologistas que estavam a caminho de um congresso em São Paulo. Outro fato que chamou a atenção foi que 10 pessoas perderam o voo que caiu em Vinhedo.

NOTA ANAC

A Anac lamenta profundamente o acidente com a aeronave da Voepass nesta sexta-feira, 9 de agosto, e presta solidariedade aos familiares e amigos das vítimas.

A Anac está monitorando a prestação do atendimento às vítimas e seus familiares pela empresa, bem como adotando as providências necessárias para averiguação da situação da aeronave e dos tripulantes.

A Agência acompanha os desdobramentos das investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

NOTA DA VOEPASS

“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283, avião PS -VPB, nesta terça-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo. A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.”