É com moral nas alturas que a seleção brasileira masculina de vôlei entrará na fase final da Liga Mundial, a partir do dia 13, em Cracóvia, na Polônia. Após vitória convincente contra os poloneses e virada contra a Bélgica, os brasileiros derrotaram os anfitriões franceses por 3 a 1 (25/21, 26/24, 22/25 e 25/21), em 1h58, em Nancy. O destaque foi o bloqueio, fundamento que rendeu 15 pontos ao Brasil. E quem entende do assunto, o central Maurício Souza, brilhou: foi o maior pontuador da partida, com 19 acertos, sendo nove de bloqueio. O jogador mais alto da seleção, ao lado de Lucão, ambos com 2,09m, briga por vaga para os Jogos Olímpicos e neste domingo ganhou pontos com o chefe Bernardinho. Earvin Ngapeth também fez 19 pontos para a França.
A França, campeã europeia, da Liga Mundial de 2015 e que tem média de altura mais baixa em relação aos rivais mais fortes (1,87m), fez apenas seis pontos de bloqueio.
Outro Maurício se deu bem. Só que na ponta. Maurício Borges marcou 16 pontos e foi o segundo mais efetivo do Brasil. E assim como o xará, o jogador do Arkas Spor, da Turquia briga por uma vaga entre os quatro ponteiros que estarão entre 12 jogadores da Olimpíada.
Além do Brasil, que somou oito vitórias e apenas uma derrota na fase de classificação, disputarão a fase final: Sérvia, França, Itália, Estados Unidos e a anfitriã Polônia.