RIO – Além da inauguração do Transolímpico, a cidade terá, especialmente para os Jogos, mais quatro linhas especiais de BRT, que vão ajudar a população a se deslocar pelos locais de competição e serão exclusivas para o público das Olimpíadas. Essas linhas seguem traçados e se dividem pelos três corredores de BRT da cidade (Transoeste, Transolímpico e Transcarioca).
A primeira é a linha que ligará a Vila Militar ao Recreio dos Bandeirantes, que vai funcionar 24h pelo traçado do Transolímpico. A que liga o Centro Olímpico ao Jardim Oceânico também funcionará 24h e pegará um trecho do Transoeste. A terceira linha é a Centro Olímpico-Vicente de Carvalho, que funcionará das 5h às 2h pelo Transolímpico e pelo BRT Transcarioca. O quarto serviço só funcionará nos dias de competição, das 5h às 18h, e ligará o campo de golfe olímpico ao Jardim Oceânico.
Todas as linhas vão operar com intervalos reduzidos (de 30 segundos a três minutos). Segundo a prefeitura, a expectativa é atender cerca de 27 mil pessoas nos horários de pico. Para usar os serviços especiais, é obrigatória a compra do RioCard especial dos Jogos, que custa, no mínimo, R$ 25 (para um dia de utilização).
Outra mudança prevista na cidade é a demarcação de 260km de faixas especiais para veículos credenciados (que transportarão membros da família olímpica). A maior parte, cerca de 164km, é da chamada faixa dedicada, em que circularão somente carros autorizados. Nos 60km de faixas prioritárias, poderão passar os veículos da família olímpica, ônibus e táxis. Haverá ainda 36km onde automóveis de participantes dos Jogos vão dividir espaço com o tráfego geral. Ontem, divisórias verdes, ainda embaladas, que serão instaladas em Copacabana, chamavam a atenção de quem passava pela orla.