RIO – O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, confirmou na manhã desta quinta-feira, que o nível do reservatório da usina de Sobradinho deve atingir o volume morto em dezembro, por conta da forte seca que atinge a Região Nordeste. Contudo, o ministro garantiu que o fornecimento de energia está garantido e que também vai ser preciso esperar a período de chuvas, que começa justamente em dezembro, para avaliar quais medidas deverão ser adotadas.
Uma delas é a redução da vazão de do Rio São Francisco de 800 metros cúbicos por segundo para 700 metros cúbicos por segundo, conforme sugere o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
? Nossa expectativa é que no final deste ano a gente zere, chegando em dezembro. Mas chegando a zero temos ainda muita água lá que dá para poder atender. Estamos estudando o pedido do ONS de reduzir a vazão para o ano que vem ? explicou.
Segundo o ministro é preciso esperar até fins de março do próximo ano, quando termina o período de chuvas, para decidir o que fazer e quais medidas adotar.
O ministro explicou que não há obras a realizar em Sobradinho. Segundo ele, já foi feito tudo o que era necessário. Se for decidida a redução da vazão de Sobradinho, poderão ser necessárias algumas obras em de cidades de Pernambuco, Sergipe e Alagoas.