
O encontro desta segunda-feira deve aprovar uma decisão política para orientar a resposta internacional aos grandes movimentos migratórios e de refugiados. No dia seguinte, uma reunião de líderes entre Estados Unidos, Canadá, Etiópia, Alemanha, Jordânia, México e Suécia realiza um evento paralelo focando apenas na questão dos refugiados.
Em consonância com o tema principal da Assembleia deste ano, ?Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o impulso universal para transformar nosso mundo?, o discurso de Temer na terça-feira deve abordar assuntos como paz, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Esta será a primeira que o novo presidente abre os trabalhos da ONU, papel tradicionalmente desempenhado pelo mandatário brasileiro desde 1949.
Seguindo a agenda sustentável, Temer participa na quarta-feira do evento de alto nível sobre mudança cilmática. Os compromissos do dia incluem ainda encontros bilaterais com os presidentes da Nigéria (Muhammadu Buhari), de Portugal (Marco Rebelo de Souza) e do Uruguai (Tabaré Vázquez), e uma reunião com o presidente do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, além de eventos para impulsionar investimentos no Brasil.
O presidente está acompanhado dos ministros de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, de Meio Ambiente, Sarney Filho, da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e do secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco. Nesta segunda-feira chega o titular dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella e, na terça-feira, o da Fazenda, Henrique Meirelles. José Serra, das Relações Exteriores, já estava na cidade.