Cotidiano

Estado Islâmico pode ter usado gás mostarda, diz EUA

qayara-smoke-rises-900-21-sep-2016-ts600.jpeg

WASHINGTON D.C. ? O exército americano suspeita que um foguete contendo gás mostarda tenha sido lançado contra a base aérea de Qayara, no norte do Iraque. Os militares acreditam que o Estado Islâmico é o autor do ataque, que não feriu ninguém. O objeto, encontrado a centenas de metros das forças americanas, foi enviado para um laboratório para análise.

De acordo com uma autoridade, que preferiu não se identificar, o objeto foi submetido a dois testes iniciais: o primeiro a mostrou a presença de gás mostarda, mas o segundo não. Os militares que analisaram os fragmentos do projétil não apresentaram nenhum dos sintomas de exposição à substância, que pode causar queimaduras internas, edema pulmonar e a morte.

Os militares ouvidos ?esperavam? que o Estado Islâmico tentasse usar armas químicas contra eles, em uma tentativa de conter os avanços das tropas dos EUA e Iraque em direção a Mossul, considerada a capital do califado no Oriente Médio. O exército americano está usando as bases iraquianas para apoiar as forças do país contra o grupo.

Um diplomata da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAC) revelou, em fevereiro deste ano, que o EI usou gás mostarda contra forças curdas na Síria. Um relatório da ONU com a organização confirmou a informação, apontando que o presidente do país Bashar al-Assad, também usou armas químicas.