Esportes

Brasil tem estreia decepcionante no judô

RIO ? O judô brasileiro não teve a estreia esperada neste sábado na Arena Carioca 2. Sarah Menezes e Felipe Kitadai foram derrotados nas quartas de final, e também não conseguiram se recuperar na respescagem. Com uma luxação no cotovelo, Sarah, vencedora do ouro na última olimpíada, saiu do tatame direto para a policlínica na Vila Olímpica.

Em sua primeira luta, a judoca piauiense conseguiu uma vitória sobre a belga Charline Van Snick pela pontuação mínima, mas em seu confronto seguinte, acabou derrotada pela cubana Dayaris Mestre Álvarez nas quartas de final. Na repescagem, Sarah luxou o cotovelo do braço direito durante a luta contra a mongoliana Mönkhbatyn Urantsetseg, numero um do mundo.

? O cotovelo da Sarah saiu do lugar nos segundos finais da luta. A propria judoca colocou no lugar e foi para o Golden score. A adversaria aplicou outra chave no mesmo braço e o cotovelo saiu do lugar de novo ? disse Matheus Saito, médico da seleção brasileira de judô. ? Encaminhei ela para a policlinica da Vila dos Atletas para mais exames.

Segundo o coordenador da seleção, Ney Wilson, mesmo que tivesse vencido a luta contra Urantsetseg, Sarah não podria prosseguir na competição popr causa da lesão.

Já Felipe Kitadai, bronze em Londres 2012, começou com vitórias sobre o francês Walide Khyar e o alemão Tobias Englmaier, mas também caiu nas quartas de final ao ser derrotado pelo azeri Orkhan Safarov. Kitadai ficou fora da disputa pela medalha de bronze, após ser derrotado pelo uzbeque Diyorbek Urozboev, que conquistou uma das medalhas de bronze ao vencer o georgiano Amiran Papinashvili.

Argentina conquista primeiro ouro na História

A disputa feminina, na categoria até 48 kg, teve como vencedora a argentina Paula Pareto, medalha de bronze em Pequim, 2008. A prata ficou com a coreana Jeong Bo-kyeong, que contou com a animada torcida da plateia carioca. Foi a primeira medalha de ouro da História do judô argentino. As medalhas de bronze foram para a japonesa Ami Kondo, e para a cazaque Galbadrakhyn Otgontsetseg.

A disputa da final foi marcada pelos gritos de “Coreia”, por parte do público, mas ao final, Pareto, que venceu com um wazari, foi ovacionada pela plateia ao desfilar pela arena carregando a bandeira argentina.

? É algo incrível para mim e creio que para todos os argentinos. É algo impensável. Estou muito feliz ? afirmou Paula. ? Acho que é um incentivo para todas as crianças que pensam que vencer um campeonato olímpico. Eu comecei como todos eles, cheia de ilusões e esperanças.

Já entre os homens, o ouro da categoria até 60 kg ficou com o russo Beslan Mudranov, campeão europeu, que venceu o cazaque Yeldos Smetov, campeão mundial no ano passado. Numa final disputada, Mudranov conquistou a vitória na prorrogação, ao aplicar um wazari. Foi a primeira medalha olímpica tanto para Smetov quanto para Mudranov. Na disputa pelo bronze, o japonês Naohisa Takato derrotou Safarov