Esportes

Jogos: 450 mil preservativos são distribuídos gratuitamente na Vila dos Atletas e no Parque Olímpico

aneis.jpgRIO – Yémi Apithy, esgrimista de Benim, solta uma gargalhada quando informado de um recorde olímpico quebrado antes dos Jogos do Rio começarem: esta é a edição com o maior número de camisinhas distribuídas gratuitamente. São 450 mil preservativos em pontos de coleta na Vila dos Atletas e no Parque Olímpico.

? Tudo isso é só para mim? ? pergunta o atleta, de 27 anos, com sorriso saliente. ? Minha competição é no dia 10 de agosto. Depois disso, estarei livre. Vou conhecer a Praia de Copacabana, a Lapa e aproveitar as camisinhas ? completa o esgrimista, enquanto manuseia aquilo que pretende utilizar mais do que a espada nestes Jogos. Sexo e amor

A camisinha pode ser coletada em banheiros, nos saguões de prédios da Vila e até em um espaço chamado ?sala de entretenimento? ? trata-se somente de uma área com mesas de ping-pong, totó e videogames para os atletas.

? Acho que sempre fui meio ET, nunca reparei nisso. Mas o próprio COI estimula que os atletas criem amizades, e com as redes sociais hoje em dia é mais fácil inclusive para flertar ? diz Adriana Behar, prata em Sidney-2000 e Atenas-2004 no vôlei de praia, e hoje supervisora do Comitê Olímpico do Brasil.

Behar alerta que por mais ?excitante? possa ser o espírito olímpico, os atletas são orientados a manter foco no esporte:

? Os atletas não ficam na Vila até quando quiserem, não. Quem não está mais competindo logo vai embora. Não é festa.