Cotidiano

Toledo iniciará estudos de viabilidade do biogás

A empresa contratada fará levantamento em 16 propriedades toledanas que pretendem produzir o gás

Toledo – A administração pública de Toledo abriu processo para a contratação de serviço por meio de realizar o estudo de viabilidade técnica, econômica e financeira para uso energético do condomínio de agroenergia da microbacia do Lageado Grande. O estudo é previsto no Programa de Desenvolvimento Ambiental Sustentável de Toledo, financiados pela Agência Francesa de Desenvolvimento, que tem o objetivo é melhorar a qualidade de vida e do ambiente no município de Toledo. O investimento será de R$ 163,5 mil.

O processo de licitação por meio de inexigibilidade é necessário quando não há concorrência para a prestação do serviço ou produto por mais de uma empresa e por isso, é autorizada a contratação ou compra direta. O Centro Internacional de Energias Renováveis será a empresa contratada e terá 180 dias para execução do  estudo.

Conforme o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, a empresa fará o estudo em 16 propriedades toledanas que pretendem produzir o gás, observando três cenários diferentes. “Será discutida a produção de gás natural veicular, energia elétrica via geradores e os dois sistemas integrados, para observar qual é o melhor sistema para viabilizar a implantação”, explicou José.

A implantação do condomínio de agroenergia da microbacia do Lageado Grande está sendo estudado pelo município de Toledo com parceria da CIBiogás e da Itaipu Binacional. “Foram realizadas diversas reuniões, inclusive com a AFD e agora houve uma evolução e agora volta a ser discutida a sua implantação. Após a conclusão, o estudo será apresentado para nós e para os produtores para que sejam tomadas as decisões”, comentou José Augusto.