ISLAMABADI ? Qandeel Baloch, uma celebridade das redes sociais no Paquestão que recentemente causou polêmica ao postar imagens suas com o um proeminente clérigo muçulmano, foi estrangulada e morta pelo próprio irmão, informou a polícia neste sábado.
Os pais dela contaram que o homem comeceu o crime enquanto ela dormia na casa da família, em Multan. Qandeel tem outros cinco irmãos.
O chefe da polícia afirmou estar à procura do irmão suspeito, identificado como Waseem Azeem. Ele administra uma loja de celular.
? Aparentemente, a jovem foi sufocada, mas o parecer final só será determinado após o relatório de exame químico ? disse Mushtaq Ahmed, um dos integrantes da equipe responsável pela autópsia do corpo. ? Ela pode ter ingerido alguma substância tóxica antes de ser estrangulada, por exemplo.
Qandeel, cujo nome verdadeiro é Fauzia Azeem, ficou famosa após uma série de postagens consideradas profundamente ousadas para os padrões conservadores do Paquistão. Ela criou uma imagem pública controversa, e recentemente havia promitido tirar a roupa se o time de críquete paquistanês ganhasse um campeonato importante.
Ela tinha mais de 40 mil seguidores no Twitter e mais de 700 mil curtidas em sua página no Facebook. Um de seus vídeos, em que dançava ao som de rap, tornou-se viral. Ela se apresentava como símbolo do empoderamento feminino num país em que a violência doméstica é muito comum, e onde centenas de mulheres são assassinadas todos os anos por membros da própria família.