
Na história original, cinco jovens combinavam os poderes de seus anéis ?”Água, terra, vento, fogo, coração, pela união dos seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!” ? para evocar o Capitão Planeta. Juntos, eles e aventuram para combater as agressões ao meio ambiente. A ideia da dupla é mostrar o Capitão Planeta anos depois do fim da série animada, em desgraça e precisando mais dos garotos do que os garotos precisam do Capitão.
Os planos para o filme com atores reais existem desde a década de 1990 e foram retomados em 2011. Como os direitos que estavam sob o domínio da Sony expiraram, a porta se abriu para DiCaprio. Segundo a publicação norte-americana, o ator e produtor se interessou pelo enfoque ?subversivo? do argumento de Powell e Matt. Nove facetas de Leonardo DiCaprio
Com o filme, Leonardo DiCaprio acrescentaria um novo capítulo ao seu já conhecido trabalho em defesa do meio ambiente. O ganhador do Oscar de melhor ator por ?O regresso? apresentou recentemente o documentário ?Before the flood?, sobre o impacto da mudança climática e as medidas necessárias para combatê-la.