RIO ? Itens que pertenceram a Janis Joplin (1943-1970) costumam ser considerados artigos raros em leilões pelo mundo ? como o Porshe psicodélico que foi vendido pela Sotheby’s por US$ 1,7 milhão em dezembro passado. Por isso, colecionadores se animaram ao saber que, em novembro, o violão usado pela cantora americana na gravação de “Me and Bobby McGee” será leiolado pela empresa Heritage Auctions. O lance inicial está avaliado em US$ 100 mil.
O instrumento é um Gibson Hummingbird acústico de 1969. Depois que Joplin morreu de overdose, em 1970, aos 27 anos, o violão foi entregue para seu antigo companheiro de banda Sam Andrew. O músico morreu no ano passado, e, agora, sua mulher resolveu vender a preciosidade. Segundo a Heritage Auctions, o preço inicial está diretamente relacionado à dificuldade de encontrar itens da memorabilia de Joplin no mercado.
“Me and Booby McGee” é considerado o principal hit de Janis Joplin em termos comerciais. Ele foi lançado em 1971, um ano após sua morte, no álbum póstumo “Pearl”, o quarto e mais vendido da carreira da cantora, e liderou as paradas da “Billboard” em março de 1971.
A composição é uma parceria entre Kris Kristofferson ? com quem Joplin se relacionara na primavera de 1970 ? e Fred Foster e foi gravada originalmente por Roger Miller. Artistas como Grateful Dead, Kenny Rogers and The First Edition e o próprio Kristofferson também a gravaram.
Segundo o site “TMZ“, além do violão, o comprador ainda vai receber uns mimos extras, como os lenços usados por Joplin para limpar o violão.
O leilão será realizado no dia 12 de novembro.