Cotidiano

Arrosi quer equipe enxuta e imagem melhor a Ibema

Prefeito por oito anos, de 1997 a 2004, ele vai priorizar ações por qualidade de vida

Ibema – O empresário e administrador Adelar Arrosi (PSDB), 61 anos, assumirá em 1º de janeiro para a sua terceira gestão como prefeito de Ibema, município de seis mil habitantes a 50 quilômetros de Cascavel. Mesmo afastado da vida pública há 12 anos, o tucano acompanhou de perto os últimos governos e sabe o que precisa ser feito para que o município se recupere e se desenvolva.

Com uma equipe de secretários enxuta (ele deverá anunciar apenas dois nomes no início da gestão), o novo prefeito entende que precisará reduzir gastos para que a administração pública possa investir em áreas fundamentais. No período em que esteve à frente da prefeitura (1997/2000-2000/2004), Adelar Arrosi contou com uma equipe de 86 servidores e apenas seis comissionados. Hoje, são 240 funcionários.

A folha de pagamentos está acima dos 50% e o novo gestor entende que é preciso reduzir para que outras áreas recebam a injeção de recursos de que precisam. “Devido ao excesso no número de servidores, a administração chegou a ser notificada duas vezes pelo Tribunal de Contas do Estado. Na minha gestão, esse tipo de situação não vai ocorrer”, garante o peessedebista. “É possível, com cuidado e planejamento, gerir melhor com menos”, afirma ele.

 

Imagem

Um dos desafios que Arrosi sabe que terá que enfrentar é a recuperação da imagem de Ibema. Devido a alguns problemas administrativos, o atual prefeito chegou a ser afastado do cargo pela Justiça. “Precisamos recuperar o orgulho das pessoas de morar aqui”, afirma o novo gestor. Ele considera que o município está consolidado no que se refere ao número de habitantes, por isso a meta do prefeito deve ser trabalhar para melhorar gradativamente a qualidade de vida das pessoas.

O tucano pretende, diante disso, investir na geração de empregos, em ações que possam segurar os jovens no município e melhorar fundamentos de áreas estratégicas, como educação, saúde e agropecuária. Outro dos compromissos é com a recuperação das estruturas urbana e econômica de Ibema. Adelar Arrosi foi eleito em 2 de outubro com 1.977 votos. Ele somou 45,81% dos votos e derrotou três oponentes. A coligação vencedora é formada, além do PSDB, pelo PSB, PSC e PDT. O vice-prefeito eleito é Rodrigo Miotto.