DAMASCO ? O regime sírio retomou nesta quinta-feira o controle total de Aleppo, a segunda cidade do país, conquistando a sua maior vitória frente aos rebeldes desde o início da guerra, em 2011. A conquista foi descrita pelo Exército sírio como uma ?guinada na guerra?.
?Graças ao sangue dos nossos mártires e aos sacrifícios das nossas valorosas Forças Armadas, assim como das forças auxiliares e aliadas, o Estado-maior das Forças Armadas anuncia o retorno da segurança a Aleppo, após sua libertação do terrorismo e dos terroristas e da saída daqueles que ali permaneciam?, anunciou o Exército sírio em um comunicado.
O governo começou a reconquistar terreno após receber a ajuda de bombardeios russos, de forças do Irã e da milícia libanesa do Hezbollah. Aleppo foi alvo de pesados ataques e se tornou um dos símbolos da guerra.
?Esta vitória representa uma guinada estratégica na guerra contra o terrorismo, ressalta a capacidade do Exército sírio e seus aliados em vencer a batalha contra os grupos terroristas e estabelece as bases de uma nova fase para tirar o terrorismo de todo o território da República Árabe Síria?, indicou o texto.
O anúncio foi feito depois da saída do último comboio de rebeldes e civis do leste de Aleppo, ex-reduto rebelde da metrópole, que caiu após um mês de uma violenta campanha de bombardeios aéreos e terrestres.
Com a queda de seu bastião, transformado em ruínas depois dos violentos bombardeios, os rebeldes sofreram seu pior revés desde o início da guerra.