Cotidiano

Dezenas de pessoas morrem em explosão de carro-bomba na Síria

65386903_A still image taken from a video posted on social media uploaded on.jpg

BEIRUTE ? Pelo menos 60 pessoas morreram após um carro-bomba explodir em frente a um posto de segurança no vilarejo de Sousian, no Noroeste da Síria. Segundo fontes locais, a região, próxima à cidade de al-Bab, é controlada por rebeldes do Exército Livre Sírio, apoiados pela Turquia. O atentado, reivindicado pelo Estado Islâmico (EI), acontece um dia depois de o grupo terrorista ter sido expulso de al-Balb, considerada como seu último reduto na região. EI_2402

De acordo com ativistas sírios, um segundo carro explodiu, matando ao menos oito pessoas, próximo à uma cidade controlada pela EI, na Síria. A força aérea iraquiana bombardeou posições do grupo extremista, informou o primeiro-ministro Haider al Abadi em um comunicado.

“Ordenamos ao comando da força aérea que bombardeie posições dos terroristas do EI (nos setores) de Huseibeh e Bukamal, em território sírio”, disse al Abadi.

O premier declarou, ainda, que a operação foi “um sucesso”, antes de acrescentar, sem dar mais detalhes, que os alvos tinham relação com os recentes atentados de Bagdá.

A localidade de Bukamal está situada na província de Deir ez-Zor, controlada majoritariamente pelo Estado Islâmico. Segundo um responsável de segurança que pediu o anonimato, é a primeira vez que a aviação iraquiana bombardeia alvos do EI na Síria.

O grupo terrorista se apoderou em 2014 de extensas zonas de território no Iraque, mas as forças do país recuperaram grande parte destas áreas em várias ofensivas. Os terroristas seguem se deslocando, no entanto, com facilidade pelas zonas desérticas, de onde realizam ataques contra as forças de segurança.