NOVA DELI ? Duas associações comerciais do estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, propuseram o banimento a partir desta quarta-feira dos refrigerantes Coca-Cola e Pepsi, para favorecer produtos locais. A expectativa é que mais de um milhão de comerciantes participem da campanha.
A Federação de Associações Comerciais de Tamil Nadu e o Fórum das Associações Comerciais de Tamil Nadu ? as duas maiores associações comerciais do estado ? alegam que as fabricantes de refrigerantes usam muita água dos rios, prejudicando fazendeiros em tempos de secas severas.
A Associação de Fabricantes de Bebidas da Índia (IBA, na sigla em inglês) lamentou a decisão.
?A Coca-Cola e a PepsiCo India juntas fornecem emprego direto para 2 mil famílias em Tamil Nadu e mais de 5 mil famílias indiretamente?, disse a associação em comunicado, segundo a BBC. ?A IBA espera que o bom senso prevaleça e os consumidores continuem tendo o direito de exercer suas escolhas em Tamil Nadu?.
As associações comerciais afirmam que a proposta do banimento surgiu após jovens terem saído às ruas no mês passado contra o fim do festival Jallikattu, parecido com a farra do boi, que foi visto como um ataque aos costumes e às tradições locais.
? Nós começamos a campanha contra os refrigerantes alguns meses atrás. Mas ela ganhou força quando nós extendemos o apoio ao movimento pró-Jallikattu ? disse Tha Vellaiyan, presidente de uma das associações. ? Bebidas como Pepsi e Coca-Cola não são boas para a saúde por causa do conteúdo com muito açúcar e químicos. Nós estamos promovendo refrigerantes indianos e vamos encorajar a venda de sucos de frutas.
As associações também pediram que supermercados, restaurantes e hotéis sigam o banimento e ?ajudem negócios e fazendeiros locais a prosperarem?.
A Coca-Cola e a PepsiCo não comentaram o assunto.