RIO ? Grande terror dos candidatos que participaram da primeira aplicação do Enem, no inicio de novembro, a química não assustou tanto os estudantes que realizaram a prova este sabado. Ao deixar o campus da Estácio de Sá, no Centro do Rio, onde fez o exame, a estudante Raissa Alves, de 17 anos, disse ter se surpreendido com o estilo mais direto dos enunciados, principalmente na prova de Ciências da Natureza.
? Sem dúvida, a parte de química estava bem mais fácil do que a do Enem do mês passado ? comenta ela, que quer cursar Cinema ou Jornalismo ? Eu, que geralmente me saio melhor na parte de Humanas, acho que desta vez até acertei mais na de Exatas. Não havia aqueles enunciados muito longos, como é comum no Enem.
Ela conta que o meio ambiente, em especial questões sobre poluição e energia, foi muito abordado no exame. Também caíram questões sobre intolerância religiosa ? tema da redação do Enem de novembro ? e racismo, na prova de Ciências Humanas.
? Acho que racismo pode ser o tema da redação. Fiquei com essa impressão ao terminar a prova. E para mim seria bom, porque é um tema que eu saberia desenvolver ? afirma.
Também candidata, a estudante Rebeca Galvão só espera que o tema da redação não seja crise hídrica. E, quanto às questões de Química, concorda que estão mais palatáveis do que as da primeira aplicação do Exame.
? Química continua sendo difícil para mim, mas nem dá para comparar as questões de hoje com as anteriores, que estavam impossíveis ? avalia ela.