BRASÍLIA – O presidente Michel Temer enviou para o Senado Federal a recomendação de dois nomes para ocupar a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O primeiro é de Décio Oddone, que deve assumir a diretoria-geral da agência, conforme revelado pelo GLOBO em outubro. O segundo nome é de Felipe Kury, nome que surpreendeu o mercado.
As mensagens de encaminhamento foram publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU). Os nomes serão submetidos a sabatina e deverão ser aprovados pelo Senado, para assumir os cargos.
A agência estava com um quórum mínimo de apenas três diretores, entre o total de cinco possíveis. No próximo ano, mais um diretor terá seu mandato vencendo na ANP.
O nome de Oddone agradou ao setor, por se tratar de um técnico com experiência na área internacional da Petrobras e por ter passado por outras companhias de renome.
A nova diretoria, segundo fontes do governo, deverá lidar com temas polêmicos em curso na agência, como, por exemplo, os pedidos de revisão de exigência de conteúdo local para a exploração do campo de Libra, do pré-sal, e promover os três leilões de áreas previstos para 2017.