Esportes

Foz Cataratas treina para a estreia na Libertadores

O outro será a Ferroviária de Araraquara (SP)

Foz do Iguaçu – Equipe que há alguns anos figura dentre as mais importantes do futebol feminino do País, o Foz Cataratas será um dos representantes do Brasil na Copa Libertadores de Futebol Feminino 2016, que será realizada de 6 a 20 de dezembro no Uruguai. O outro será a Ferroviária de Araraquara (SP).

O clube da fronteira treina em ritmo intenso com o objetivo de brigar pelo título do campeonato mais importante das Américas e ajudar a ampliar a hegemonia brasileira na competição – o Brasil venceu seis das sete edições já disputadas.

Para isso a diretoria buscou reforçar o elenco, que este ano chegou à semifinal da Copa do Brasil e à fase de grupos que antecedeu a semifinal do Campeonato Brasileiro na categoria adulta e ao quadrangular que definiu o top 4 da Liga Sub-20.

Das cinco novas jogadoras, que já treinam com o grupo, quatro vieram juntas do Cresspom de Brasília: a experiente zagueira Bruna Amarante, a lateral Thaynara, a meia Driely e a atacante Dany Helena. Já a goleira Jéssica defendeu o XV de Piracicaba nesta temporada.

Esta será a terceira participação do Foz Cataratas na Libertadores. Em 2012 a equipe ficou em segundo lugar, perdendo o título para o Colo Colo do Chile nos pênaltis. No ano seguinte, em casa, caiu na primeira fase. Desta vez a vaga foi herdada, pois o Kindermann, time catarinense campeão da Copa do Brasil 2015, encerrou as atividades no fim do ano passado e a Ferroviária de Araraquara, vice-campeã da competição nacional, já tinha vaga assegurada na Libertadores 2016 por ser a atual campeã.

Grupamentos

Doze equipes disputarão a Libertadores Feminina 2016, divididas em três chaves na primeira fase. O Grupo A terá Colón (URU), Deportivo UAI Urquiza (ARG), Sportivo Limpeño (PAR) e Universitário de Deportes (PER); o Grupo B terá Foz Cataratas (BRA), Nacional (URU), San Martín de Porres (BOL) e um time boliviano a ser confirmado e Grupo C terá Ferroviária (BRA), Colo Colo (CHI), Estudiantes de Guarico (VEN) e Unión Española (ECU). Os grupos A e B terão Montevidéu como sede, enquanto o C ficará em Colônia, sede também das semifinais e da final.