Durante operações de rotina, servidores da Receita Federal abordaram veículos que passavam na praça de pedágio de São Miguel do Iguaçu no último final de semana. Um veículo ocupado por um casal de Presidente Epitácio/SP transportava uma variedade de produtos eletrônicos. No interior do carro, foram encontrados especialmente celulares, smartwatches e artigos de computador sem a devida comprovação de importação legal.
Em outra ação de fiscalização, três veículos foram apreendidos, nos quais estavam sendo transportados diversos produtos com indícios de descaminho. Entre os produtos havia celulares, notebooks, smartwatches e partes de equipamentos de informática. Em um veículo, tinha somente um homem, de São José do Rio Preto; no segundo, havia dois homens de Nova Odessa/SP; e no terceiro, dois homens de Joinville/SC.
Os veículos com as mercadorias foram retidos e encaminhados à alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, enquanto os condutores com passageiros foram liberados. O valor estimado foi de R$ 110.000,00.
O descaminho, prática de entrada ou saída de mercadorias sem o devido pagamento de impostos, e o contrabando, que envolve a importação ou exportação ilegal de produtos, inclusive itens proibidos, prejudicam significativamente a arrecadação tributária e distorcem a concorrência no mercado, afetando negativamente a economia.
A Receita Federal atua de maneira incisiva para combater essas práticas ilegais, garantindo a integridade do sistema fiscal e aduaneiro do país. A colaboração da população é crucial nesse esforço, e denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte e foto: Receita Federal Foz