Cotidiano

Provopar arrecada materiais escolares novos e usados para duas mil famílias

Provopar arrecada materiais escolares novos e usados para duas mil famílias

Cascavel – O início do ano escolar não é motivo de preocupação para muitas famílias que, com a lista em mãos, precisam adquirir uma série de itens para os filhos, porém, nem todos têm condições financeiras para conseguir comprar os materiais.

Para ajudar as famílias que estão nessa situação, o Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) de Cascavel realiza novamente mais uma edição da campanha de arrecadação de material escolar.

De acordo com a coordenadora do Provopar, Néia Alberton, muitas famílias acabam renovando todos os materiais antes do início das aulas e diversos itens em bom estado são deixados de lado e são eles que podem fazer diferença na rotina de muitas crianças carentes. “Temos uma lista de duas mil famílias para atender e sabemos das dificuldades dos pais, porque são crianças que são acompanhadas pelo Provopar e pela Secretaria de Assistência Social”, explicou.

Neia detalhou que eles recebem todos os tipos de materiais que estão em bom estado e que sejam reaproveitáveis. “Recebemos cadernos, mochilas, lápis, ou seja, tudo que vier vamos limpar, higienizar e repassar a quem precisa”, relatou. Como as aulas na rede municipal de ensino iniciam no dia 5 de fevereiro, a campanha será intensificada nestas duas semanas para garantir tempo hábil de entrega às famílias.

Conforme Néia, são necessários ainda mais de mil cadernos para atender a demanda, fora o restante dos itens dos materiais. “Vale reforçar que recebemos também materiais novos”, frisou. As doações podem ser feitas diretamente na sede do Provopar, que fica na rua Martin Afonso de Souza, nº 550 no bairro Pacaembu.

Oportunidade

Outro importante trabalho feito no começo deste ano pelo Provopar são os cursos gratuitos. São oficinas de capacitação para pessoas desempregadas e dispostas a se aperfeiçoar de forma totalmente gratuita para conseguir entrar no mercado de trabalho. Estão abertas atualmente vagas para a oficina de corte e costura, uma oportunidade para quem quer iniciar no ramo têxtil.

“É uma grande chance para quem queira montar o seu próprio negócio e muitas vezes até trabalhar em casa”, disse. Podem se inscrever pessoas desempregadas entre 18 e 55 anos e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, comprovando realmente que não têm condições de estar pagando por um curso. Para ela, essa capacitação estimula as pessoas para que com o seu trabalho, consigam a sua própria renda para a família.

Quem quer fazer a inscrição pode entrar em contato com o Provopar de pelo telefone 3902-1422 ou por meio das redes sociais. É necessário levar os documentos pessoais e será encaminhado para aonde as oficinas são realizadas. Além disso, tem ainda outros cursos na área da beleza como

manicure, pedicure, escovista de cabelo, entre outros. “Também temos a oficina de panificação e de trabalhos domésticos que vamos implementando ao longo do ano”, relatou.