A tradicional decoração natalina ainda não foi instalada na cidade e a Prefeitura de Cascavel corre contra o tempo para concluir a licitação que, agora, está convocando a segunda colocada no certame, já a vencedora inicial foi desabilitada por problemas na documentação. Mesmo assim, a chamada “magia no Natal” chegou. O Município deu o start à programação natalina, com a Caravana do Natal, que projeta a maior celebração itinerante da história. Ontem (22), o Papai Noel fez a festa da criançada no Cmei Professora Felisbina Bittencourt, no Riviera.
A programação da Caravana do Natal é descentralizada e vai percorrer toda Cascavel, inclusive na área rural. A comitiva, com Papai Noel, Mamãe Noel, duendes e palhaços, vai percorrer 11 Cmeis, oito escolas integrais, duas escolas de ensino regular e 11 escolas do campo, envolvendo toda a comunidade na atmosfera natalina. A atividade é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e a ação seguirá até o dia 23 de dezembro. Além das escolas, a Caravana também terá ações em nove bairros e quatro distritos de Cascavel, com programação na rua gratuita para toda a comunidade.
A celebração também passará por 12 entidades atendidas pela Assistência Social de Cascavel. Nos bairros, por meio de uma parceria com o Território Cidadão e Secretaria de Esportes, serão montadas estruturas de entretenimento com brinquedos, além de palco com música para shows de artistas locais e a trupe do Papai Noel. “Essa Caravana vai percorrer ruas estratégicas, distribuídas em todas as regiões de Cascavel, em calendário que será anunciado em breve. As atividades vão acontecer de quinta a domingo, ao longo das próximas semanas. Isso é algo que nunca aconteceu, que é uma agenda cultural com dezenas e dezenas de espetáculos, principalmente musicais nos bairros”, pontua o secretário de Cultura, Jefferson Lobo, acrescentando que “habitualmente a gente concentra no centro da cidade e as pessoas têm sempre que se deslocar pras atividades natalinas e este ano a gente trouxe um diferencial, a começar pelas escolas e pelos Cmeis”.
A tradicional Vila de Natal, que fica no centro da cidade, também está mantida. Além de programação de espetáculos, como de balé e o famoso “O Quebra-Nozes”.
Dia de festa
E na visita ao primeiro Cmei, as crianças se encantaram ao ver a trupe do Bom Velhinho e se divertiram com as atrapalhados do palhaço. A diretora da unidade, Patrícia Gonçalves da Silva, afirma que a alegria dos pequenos é contagiante. “Apesar do tema natalino não ser um conteúdo curricular, essa ludicidade, trabalhar com brincadeiras, com contação de histórias, faz parte do que a gente trabalha. Então, isso com certeza vem a agregar, traz essa magia. E o Natal é uma data onde as crianças se envolvem muito, não, é? Para elas, então, ter esse contato com o Papai Noel, com toda essa magia é bastante importante”, observa.
Foto: Semed