Cotidiano

Travessa Cristo Rei: Primeiro trecho da nova Avenida Carlos Gomes é liberado

Travessa Cristo Rei: Primeiro trecho da nova Avenida Carlos Gomes é liberado

Depois de 60 dias de trabalho, o primeiro trecho da obra “nova Avenida Carlos Gomes”, que vai remodelar a principal via de acesso a Região Sul de Cascavel, foi liberado sexta-feira (17) para o tráfego de veículos. Fechada em setembro, a previsão era que o trecho de apenas 100 metros, ficasse interditado por cerca de 30 dias, mas o prazo acabou não sendo cumprido, atrasando o dobro do tempo. A base do asfalto foi refeita, assim como toda a pavimentação, as galerias de água pluvial e calçada novas com paver.

De acordo com o secretário municipal de Serviços e Obras Públicas, Sandro Camilo Rocha Rancy, o local foi liberado apenas para a circulação, mas não está finalizado já que a empresa tem algumas “pendências” para serem sanadas. Passando pelo local dá para visualizar, por exemplo, que falta sinalização na via e alguns detalhes. Em alguns pontos, a calçada ficou irregular e deve ser refeita.

Sobre o atraso, Rocha disse que isso ocorreu devido principalmente a grande quantidade de chuvas que foram intensas em outubro e no começo deste mês de novembro. Além disso, o tornado que passou por Cascavel no dia 4 de outubro, também trouxe problemas para a obra que, neste local iniciou no dia 18 de setembro. Outras frentes de trabalho continuam seguindo nos outros trechos já iniciados, entre a Avenida Brasil e a Rua Rio Grande do Sul.

Além disso, está interditado um trecho da Avenida Barão do Cerro Azul que tem promessa de ser concluída o fim deste ano. Neste ponto os serviços ainda estão concentrados na base, faltando todo o asfalto e a colocação das calçadas. Conforme Rocha, a obra como um todo tem o total de 56 quadras e, inicialmente, tem prazo de 15 meses para ser finalizada, por isso, a ideia é ter várias frentes de trabalho.

Oferta de emprego

“É uma obra grande e com fluxo de pessoas, de veículos e das lojas, que dificulta ainda mais a execução, por isso, precisamos que a população tenha paciência, já que depois de pronta trará muitos benefícios”, pontuou.  O secretário lembrou ainda que para buscar agilizar a empresa continua contratando mão de obra. “Quem quiser trabalhar é só ir até a sede da Construtora Petrocon, que está fazendo as admissões”, falou.

O valor total da obra é de R$ 51.144.674,40, pago com recursos que foram emprestados ao Município pelo Banco Fonplata por meio do PDU (Programa de Desenvolvimento Urbano). A obra inclui ainda a melhoria da Rua Alexandre de Gusmão, que formara um binário com a Avenida Carlos Gomes e terá uma ciclovia, interligando com a Rua da Lapa e revitalização de um trecho da Rua Rio da Paz, local com intenso movimento de veículos próximo ao Terminal Sul.

Novo viaduto na BR-277

Também continuam em andamento as obras do novo viaduto de transposição da BR-277, paralelo ao da Carlos Gomes, que ligará as ruas Alexandre de Gusmão e a Rua Emílio Bautitiz, que foram iniciadas em abril, com investimentos de cerca de R$ 4 milhões. A reportagem do Jornal O Paraná já havia adiantado na edição da semana passada que as obras do viaduto vão atrasar e a entrega só deve ser feita entre janeiro e fevereiro de 2024. Agora, os trabalhos estão concentrados nas alças que ainda estão na base, sendo necessárias várias etapas até que a camada asfáltica seja aplicada.

As alças de acesso do viaduto da Carlos Gomes continuam bloqueadas para que a empresa possa executar os serviços, assim como continuam em operação as rotas alternativas que foram criadas desde então e sinalizadas para que os motoristas consigam trafegar na região.

Foto: Paulo Eduardo/O Paraná