Cotidiano

Crianças apresentam suas demandas ao secretário de Assistência Social

Na lista de desejos estão parquinhos, piscina de bolinhas, pista de skate e até curso de culinária para as unidades de assistência que frequentam

Crianças apresentam suas demandas ao secretário de Assistência Social

Uma tarde propícia para uma “visitinha” e uma boa conversa com o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

E as crianças que fazem parte do programa Primeira Infância, assistidas pelos CCIs (Centros de Convivência Intergeracional) dos bairros Cascavel Velho, Morumbi e Eureca II, aproveitaram a oportunidade para fazer algumas reivindicações ao secretário.

Na lista de desejos estão parquinhos, piscina de bolinhas, pista de skate e até curso de culinária para as unidades de assistência que frequentam.

A visita à Secretaria Municipal de Assistência Social (Seaso) contou também com a participação dos pais e dos servidores que atuam neste programa.

Agosto é o mês da Primeira Infância e a Seaso, em alusão à Campanha ‘Cascavel Infância de Primeira, porque um bom começo é tudo!’, tem realizado muitas atividades.

“Esta visita faz parte das comemorações do Mês da Primeira Infância, que celebramos agora em agosto, e com esta conversa com nossas crianças, a gente pode saber e conhecer o que elas querem, sonham para o futuro”, explicou o secretário Hudson Moreschi Júnior.

Esta foi a primeira visita das crianças do Programa Primeira Infância ao gabinete do secretário Hudson Moreschi Júnior, “mas com certeza não será a última, uma vez que as crianças transformaram o nosso ambiente com sua alegria, pureza e espontaneidade”.

A Primeira Infância é prioridade na Secretaria Municipal de Assistência Social, o atendimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 0 a 6 anos iniciou em 2021 e hoje é realizado em todos os Centros de Convivência, nas várias regiões da cidade.

“Além dos Centros de Convivência, os CRAS também oferecem atendimento a grupos de gestantes e grupos de famílias com crianças na primeira infância. Com isso, a Seaso tem sido destaque na oferta de atendimento para a Primeira Infância na política pública de assistência social”, disse o secretário.

Ele completou dizendo que “as experiências nos primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento da criança, em nenhuma outra fase da vida o indivíduo é capaz de se desenvolver tanto quanto na Primeira Infância, que é o período que começa na gestação e vai até os 6 anos de idade”.

O afeto, o amor, brincar e cuidar são os principais fundamentos para o desenvolvimento das crianças, principalmente porque o vínculo é sinônimo de segurança. As vivências e experiências na Primeira Infância afetarão positivamente ou não o potencial de aprendizado, saúde física e emocional e até a renda durante toda a vida.

Adesão de Cascavel

Cascavel aderiu à estratégia Urban95, da Fundação Bernard Van Lee, em junho de 2021. A iniciativa global busca incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades. A ideia é considerar a experiência de uma criança de três anos de idade, que tem até 95 cm de altura, na construção de um ambiente urbano mais adequado e seguro para todos.

Urban95 é uma iniciativa global que busca incluir a perspectiva de crianças de zero a 6 anos, assim como seus cuidadores, no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos serviços oferecidos nas cidades. No Brasil, a iniciativa é formada por 27 municípios, sendo Cascavel o único município a fazer parte.

Fonte: Secom