Opinião

Possíveis causas das dificuldades na intimidade sexual

Amparar
Amparar

“O que mantém a relação de casal coesa é, em primeiro lugar, a consumação sexual do amor. Ela nos conecta profundamente com essa força, por isso também é algo espiritual. Alguns desvalorizam a consumação sexual, considerando-a um instinto ou algo que se opõe ao espírito. Trata-se, porém, do contrário.” (Bert Hellinger)

Bert Hellinger, em diversos lugares de sua vasta obra, insiste na grandeza da sexualidade. A importância que ele dá é tão grande a ponto de afirmar que o amor do casal só tem chance de dar certo se o casal vive a sexualidade de forma realizadora. Apesar disso, existem muitos casais que tem dificuldades em encontrar prazer na intimidade sexual.

Você sabia que a origem dessas dificuldades pode estar em seu sistema familiar? Procure levantar algumas informações sobre este tema em seu sistema familiar. Por exemplo: o prazer feminino é tabu, isto é, é algo sobre o que não se conversa? Há histórico de abusos, incesto, ou qualquer tipo de violência sexual? Há membros da família que fazem parte de alguma religião onde a castidade e o celibato imperam? O que aconteceu com as mulheres que reivindicaram seu prazer: foram excluídas do sistema?

As constelações familiares mostram que diversas situações podem estar na origem das dificuldades de intimidade sexual. Vamos citar algumas. Se você se enquadra nesta situação talvez lhe ajude a identificar o acontece contigo.

Primeiro: a indisponibilidade pode estar ligada a um desejo inconsciente de expiar um aborto.

Segundo: pode estar ligada a lealdades. Por exemplo: em um segundo relacionamento no qual um dos parceiros abandona o primeiro devido a alguma desgraça, a culpa sentida por se separar desonrosamente pode indisponibilizar sexualmente essa pessoa na relação seguinte.

Terceiro: pode tratar-se de uma lealdade com um irmão ou irmã sexualmente incapacitada. Por exemplo: por lealdade ao irmão deficiente, inconscientemente a mulher se proíbe de ter uma vida sexual prazerosa.

Quarto: pode estar ligada a abusos sexuais sofridos durante a infância.

Além dessas possíveis origens sistêmicas, algumas vezes a recusa da intimidade é resultado de uma estratégia bem refletida de um dos cônjuges cuja dinâmica pode ser resumida assim: “Se ele fizer o que eu quero, também terá sua recompensa!”.

Se precisar, converse conosco pelo whatsapp indicado abaixo. Estamos disponíveis.

—————————

JOSÉ LUIZ AMES E ROSANA MARCELINO são consteladores familiares e terapeutas sistêmicos e conduzem a Amparar

Whatsapp: https://bit.ly/2FzW58R

Siga no Instagram ⬇️

https://instagram.com/amparar.terapias?igshid=ZDdkNTZiNTM=

Siga no YouTube⬇️

https://youtube.com/@amparar.terapias

Siga no Facebook⬇️

https://www.facebook.com/ampararterapias?mibextid=ZbWKwL